A retração da economia brasileira em 2016 não segurou o crescimento da ValeCard, empresa 100% nacional de meios de pagamentos eletrônicos com atuação nos mercados de Gestão de Benefícios e Gestão de Frotas. A empresa movimentou mais de R$ 2,2 bilhões em vendas, o que resultou em uma evolução de 20% em relação a 2015.
De acordo com o Superintendente Geral da ValeCard, José Geraldo Ortigosa, esse crescimento se deu de forma sustentável, mantendo e até ampliando os investimentos na companhia.
Ortigosa explica que a empresa promoveu investimentos em seus processos de marketing, recursos humanos e tecnologia da informação durante o ano passado, ao mesmo tempo em que teve sucesso em reduzir custos. “Conseguimos fazer mais com menos recursos”, disse.
O resultado dessa equação foi crescimento e geração de empregos, mesmo com o saldo de mais de 12 milhões de desempregados. “Promovemos investimentos nos processos, infraestrutura e pessoas, contratamos pessoal, ao mesmo tempo em que reduzimos custos com consumo de energia elétrica e água, viagens, por exemplo”, informa Ortigosa.
Números expressivos
O mercado de meios de pagamentos eletrônicos segue em crescimento, ampliando sua importância para a inclusão financeira e a modernização das relações de consumo no Brasil, destacou a Abecs, associação das empresas de cartões, em balanço divulgado no final de dezembro de 2016.
As compras com cartões de débito e crédito no país devem crescer em torno de 6,5% em 2017, projeta a Abecs. O crescimento em 2016 deve ser também de 6,5%, o que significa um total de R$ 1,14 trilhão em transações, de acordo com a instituição.
Ortigosa destaca os números da ValeCard para dar uma dimensão da movimentação em transações eletrônicas registradas pela empresa. São mais de 23 milhões de transações por mês realizadas pelos usuários dos cartões da empresa, que já superam a casa de 1 milhão de usuários.
A ValeCard conta com mais de 3 milhões de cartões emitidos e atua em todo o Brasil com 5 regionais e 12 filiais, somando 1 mil funcionários entre diretos e indiretos. Sua rede credenciada é formada por mais de 115 mil estabelecimentos, que atende aos usuários das suas diversas soluções em Gestão de Benefícios e Frotas.
Diversificação dos negócios em 2017
José Geraldo Ortigosa destaca que para continuar crescendo de forma sustentável a empresa vai promover investimentos na diversificação dos seus negócios em 2017. Serão realizados lançamentos de novas empresas, produtos e parcerias para ampliar e diversificar a atuação dentro de segmentos específicos.
“Vamos inovar na área de Benefícios, um segmento carente de renovação em seus produtos. No segmento de Frotas devemos focar em tecnologia”, conta Ortigosa.