A ValeCard chega aos 20 anos de atuação em maio deste ano com reconhecimento nacional e posicionada entre as maiores companhias do segmento de meios eletrônicos de pagamento e de gestão de frota.
Essa trajetória começou a ser escrita em 1995, em Uberlândia, Minas Gerais, quando os empresários Fábio José Felice Pajaro e João Rodrigues viram uma oportunidade de investimento na carência do mercado do interior por meios eletrônicos para pagamentos de benefícios ao trabalhador.
Desde sua criação, a ValeCard pautou-se em prover soluções inovadoras e diversificadas com foco em tecnologia. O primeiro produto lançado foi o Cartão Convênio, que substituía o adiantamento salarial em papel. “Desde o início nossos meios de pagamento foram com cartões”, conta Fábio Pajaro, acionista da Valecard.
Após três anos de atuação, a empresa ampliou os produtos oferecidos ao se cadastrar no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A partir de então, conquistou mercado em cidades dos interiores de Minas Gerais e Goiás.
Para expandir os serviços para o restante do país, foi criada uma rede de franquias em diferentes regiões como o interior de São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pará e Amazonas, onde os parceiros exploravam a marca e recebiam todo o processamento, faturamento e emissão de cartões da empresa.
Em 2007, as franquias foram desfeitas e a empresa investiu em filiais que pudessem atender a todas as regiões do Brasil. “Naquela época, entendemos que a empresa já estava consolidada e tínhamos estrutura suficiente para atender essas regiões de forma própria e com mais qualidade”, explica João Rodrigues, acionista da Valecard.
Frota inovou cesta produtos da empresa
Também em 2007, a ValeCard investiu no setor de Gestão de Frota, um marco importante na história da empresa. A rápida expansão no segmento a colocou entre as maiores companhias do setor no país.
Em 2009, implantou o Sistema Integrado de Autogestão (SIAG), dando um grande salto em sua trajetória, pois ampliou, exponencialmente, seu serviço no segmento. Hoje, a ValeCard é uma das três maiores empresas do Brasil no setor de Gestão de Frotas e tem em sua carteira clientes empresas como Coca-cola, Klabin, Philips e Claro.
Em 2014, cresceu 30% faturando R$ 862 milhões, quase metade das receitas administradas pela empresa. Para 2015, os planos são ambiciosos: ampliar em 40% os serviços de Gestão de Frotas que atendem a mais de 380 mil veículos em todo o Brasil.
Oportunidades
Com 20 anos de atuação, a ValeCard exibe um amplo e complementar portfólio de serviços. Cresceu quase 40% em 2014. Hoje, a empresa conta com mais de 1,2 mil colaboradores diretos e indiretos.
O grupo ainda tem mais de 100 mil estabelecimentos comerciais credenciados e mais de 3 milhões de cartões emitidos. Suas soluções e serviços atendem a diferentes setores.
Plano futuro
A empresa tem trabalhado para entender como seus produtos podem ser eficientes e bem aproveitados nos países que fazem parte do Mercosul (América Latina). “Fizemos algumas análises e estamos com esse plano próximo de nós. Em 2016, vamos focar em oportunidades no Brasil, com ampliação do portfólio, e também na América Latina”, finaliza o C.O.O da ValeCard, José Geraldo Ortigosa.