Notícias

« Voltar

31/03/25

Unidade São Martinho é campeã do Prêmio Nacional Variedades Modernas concedido pelo Centro de Cana do IAC

A Unidade São Martinho (USM) foi reconhecida com o Prêmio Variedades Modernas de Cana-de-Açúcar, concedido pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A premiação destaca os investimentos da empresa em inovação e manejo varietal na safra 2024/2025, sendo a campeã nacional entre 217 empresas avaliadas pelo Censo Varietal IAC.

O prêmio reconhece a excelência na utilização de variedades modernas. Além da Unidade São Martinho, a Unidade Boa Vista também foi premiada em 2024 com o Prêmio Excelência no Uso de Variedades de Cana-de-Açúcar, reforçando o compromisso da Companhia com tecnologia e produtividade.

Para Luís Gustavo Teixeira, Diretor Agrícola e de Tecnologia da São Martinho, a premiação atesta que a Companhia está no caminho certo, promovendo investimentos em tecnologia, eficiência e sustentabilidade em todos os processos que envolvem o Manejo Integrado Total (MIT) realizado pela Companhia. “Nossos investimentos em tecnologia, gestão, pesquisa, desenvolvimento e experimentação varietal visam atingir elevados patamares de produtividade e uma lavoura resiliente e responsiva, contribuindo de forma decisiva para o resultado financeiro da São Martinho”, afirma Luís.

Representaram a empresa no evento Diego Furlan, Gerente Agrícola da Unidade São Martinho; Rodrigo Pissolatto, Suporte Técnico Agronômico Corporativo; José Leonel Pasqualinotto, Assessor de Variedades de Cana Corporativo; e Estêvão Pacheco de Andrade Landell, Suporte Técnico Agronômico Corporativo, que destacou como a prática está inserida no MIT, permeando todos os processos agroindustriais e frisou a importância da experimentação para o desenvolvimento do manejo de variedades. Atualmente, dois terços dos experimentos da São Martinho buscam o desenvolvimento de novos genótipos. “Tudo isso é realizado com parceiros como o CTC, IAC, Nuseed e RIDESA”, frisou Estêvão.

Cada unidade da São Martinho possui um polo experimental, totalizando mais de 450 mil genótipos avaliados. Neste processo, é considerada a interação com fatores como ambientes de produção, épocas de colheita, pragas, irrigação e maturadores.

Outro diferencial da São Martinho é a Biofábrica de Mudas Pré-Brotadas (MPB), que completou 10 anos em 2024. A tecnologia acelera em até 30 vezes a formação de canaviais de novas variedades e com alto padrão fitossanitário.

A segunda edição do prêmio ampliou o número de usinas participantes, valorizando o uso de variedades modernas e seu resultado no campo, que gera impacto positivo na produtividade e na redução de custos, como destacou Marcos Landell, diretor geral do IAC.

Sobre a São Martinho 

A São Martinho é considerada uma das melhores e maiores produtoras de açúcar, etanol e bioenergia do mundo. Referência em gestão agroindustrial sustentável e inovação, tem atuação pioneira na promoção da transição energética para uma economia circular e de baixo carbono. Com capacidade aproximada de moagem de 27 milhões de toneladas por safra, sendo 24,5 de cana-de-açúcar e 2,5 de milho equivalente (500 mil toneladas de milho) e com índice máximo de mecanização de colheita de 100%, a Companhia é reconhecida pela credibilidade, eficiência e excelência dos seus processos. A São Martinho conta com uma diferenciada plataforma logística para escoamento de produtos, alta capacidade de armazenagem e a proximidade de importantes rodovias e ferrovias, além de possuir um terminal próprio de transbordo rodoferroviário de açúcar, com acesso por ramal ferroviário exclusivo. Com capital aberto desde 2007, negocia suas ações no Novo Mercado da B3, segmento mais elevado de governança corporativa, sob o ticker SMTO3. Para mais informações, acesse: www.saomartinho.com.br

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!