24/04/24
O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil¹, convoca um debate sobre o estigma e os desafios que envolvem a relação de mães e filhos durante a adolescência em nova campanha de Dia das Mães. Estudos de Harvard, em 2022, apontam que os pais de adolescentes se sentem solitários e depressivos tanto quanto os filhos, algo que impacta diretamente na construção e consolidação do relacionamento. Segundo a pesquisa, 18% dos adolescentes dizem sofrer de ansiedade, enquanto 20% das mães dizem passar pelo mesmo mal. Já a depressão afeta 15% dos adolescentes e, ao mesmo tempo, 16% das mães. Considerada por muitos como uma fase assustadora e repleta de dificuldades relacionadas à convivência, na qual mães e filhos precisam ressignificar o papel um na vida do outro, a maternidade para além da primeira infância é um momento delicado e de constantes mudanças nas relações familiares.
Intitulado “Tormenta” – o filme produzido pela marca é considerado a maior produção de data comemorativa da história por trazer um formato realístico que conecta e instiga o telespectador em um curta-metragem de cerca de 4 minutos. Com a comunicação integrada em diversos canais da marca, a campanha – que também traz experiências de presentes nas lojas do Boticário – tem como objetivo incentivar as mães a saírem de um lugar de insegurança para um caminho de construção de confiança mútua.
“Buscamos, nessa campanha, trazer luz a uma questão conhecida como um dos períodos mais turbulentos e solitários da maternidade que, muitas vezes, não ocupa o espaço que merece nas conversas criadas para a data. Por isso, estamos incentivando diálogos e reflexões profundas para que as mães, de fato, reconheçam-se e, junto aos filhos, tracem um caminho de redescobertas, confiança e crescimento juntos. Afinal, a experiência da maternidade é vivenciada todos os dias, em todas as fases da vida”, aponta Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. Ao som de Billie Eilish, o curta extrapola os formatos convencionais utilizados no mercado e apresenta o movimento de uma casa, captado em um estúdio especial, que materializa os altos e baixos da jornada entre mães e filhos adolescentes – além de impactar com efeitos especiais, como explosões de águas e ventos tempestuosos.
De forma sensível e poética, o curta é envolto por uma forte tempestade que acompanha uma discussão calorosa, expressada com olhares marcantes e profundos, entre os atores que representam as vivências da maternidade de adolescentes. As cenas conturbadas fazem alusão aos momentos enfrentados na adolescência. Durante o filme, o céu escurece, a ventania toma conta do que antes era uma casa, e a chuva cai em torrentes, mostrando que ambos, mãe e filho, estão em meio a uma tempestade em alto mar. Mas, em seguida, na virada de panorama, as ondas acalmam e existe a tão esperada reconciliação. O movimento de câmeras simboliza as adversidades que podem ser enfrentadas, reforçando que, por mais difícil que seja, o período requer amparo, carinho e acolhimento, apresentando ao público o residual de que é uma fase passageira. Assista ao curta: Dia das Mães | O Boticário
Idealizada pela agência AlmapBBDO e produzida pela MyMama Entertainment, com direção da dupla Kid Burro, a trama tem estreia programada em TV aberta para hoje, 16 de abril, em intervalo durante a novela “Renascer”. De acordo com Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, as campanhas de datas comemorativas do Boticário sempre trazem assuntos relevantes que reforçam a identificação e o pertencimento de milhares de mães brasileiras e, neste ano, a marca almeja alcançar um movimento ainda mais próximo e genuíno, que representa muito o que a fase da vida dos filhos exigem dessas mães.
Para Marco Giannelli, o Pernil, CCO da AlmapBBDO, os temas tratados pela marca buscam uma resolução contundente e relevante para a sociedade, algo que sensibiliza não apenas a comunidade apaixonada pela marca, mas traz um residual potente para a sociedade. “Desta vez, para além do conceito, a inovação também veio no formato, mais longo, metafórico, e com uma trilha escolhida para se encaixar na temática, pois tem forte apelo com os jovens, e tocar o coração das mães e de todos que já foram adolescentes”, comenta.
Além do formato inovador e realista ao que diz respeito à produção, que envolveu mais de 200 pessoas e cerca de 30 horas de gravação, ‘Tormenta’ conta ainda com uma frente sustentável realizada pela produtora MyMama Entertainment, em parceria com a Eccaplan. Para a neutralização das emissões de carbono relacionadas à produção de conteúdo durante a filmagem do curta, foram mais de sete mil quilos de CO2 compensados e 42 árvores plantadas. Os participantes aderiram também ao movimento Sou Resíduo Zero, fazendo a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos. Com uma agenda de sustentabilidade ativa que faz parte de seu DNA, o Boticário demonstra, com mais um movimento, o compromisso com a sustentabilidade e a contribuição para a redução do impacto ambiental, agora no ambiente da indústria audiovisual.
A marca de beleza mais amada do Brasil se prepara para uma agenda robusta de ações que envolvem todas as frentes de comunicação proprietárias. As lojas-conceito do Shopping Morumbi, em São Paulo, e Pátio Batel, em Curitiba, recebem nos dois fins de semana de maio, sexta-feira (3) e sábados (4 e 10), das 14h às 22h, e nos domingos (5 e 11), das 14h às 20h, iniciativas de personalização de cartões ao vivo para compras a partir de R$ 200,00, visando oferecer uma a experiência única para quem busca o mimo ideal. Por lá, as artistas Lu Simão, em São Paulo, e Lila Fisbein, em Curitiba, trarão elementos florais e a estética da aquarela em ilustrações únicas. Até o Dia das Mães, celebrado no dia 12 de maio, o público poderá acompanhar ativações digitais, talks e experiências imersivas que trarão reflexão, diálogo e beleza para a data comemorativa.
Ficha técnica
Anunciante: O Boticário
Agência: AlmapBBDO
Título: Tormenta
Produto: Dia das Mães 2024
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Criação: Áurea Ramon, Giullia Abreu, Igor Cabó e Pedro Hefs
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva
Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Thais Guarlotti e Kayuan Fernando
Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari e Júlia Martins
Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Yasmin Baffa, Camila Lopes, Patrick Novaes e Letícia Strada
IMAGEM
Produtora de Imagem: MyMama Entertainment
Direção: Kid Burro
Assistente Criativo: Luigi Madormo
Direção 2° Unidade: Ana Valente
Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad
Produção Executiva / Diretor de Coordenação: João da Terra
Produtora Executiva: Mafe Cicaroni e Pati Caldas
Atendimento: Silvia Neri
Assistente de Atendimento: Rafael De Paula
Diretor de Fotografia: Bibi Bianchini
Diretora de Fotografia 2ª Unidade: Dariely Belke
Diretora de Arte: Taísa Malouf
Diretora de Produção: Luciana Oppido
1a Assistente de Direção: Juliana Pellegrino
1a Assistente de Direção 2ªUnidade: Amanda Barros
2° Assistente de Direção: Danielle Pedroso
Assistente de Coordenação: Paulo Marco
Assistente de Coordenação: Victoria Mazzia
Estagiária de Coordenação: Helissa Fernandes
Chefe de Elétrica: Alonso de Melo
Chefe de Maquinária: Rodrigo Augusto de Melo
Operador de Câmera 2° Unidade: Dariely Belke
1° Assistente de Câmera: Mauro Imperatrice/Patricia Gimenez
2° Assistente de Câmera: Parvarti Louize / Jeferson Lino
1° Assistente de Câmera 2° Unidade: Jorge Dayeh
Video Assist: Pedro Henrique Silva
Video Assist 2ª Unidade: Beatriz Brandão
Som Direto: Samuel Braga
Assistentes de Direção de Arte: Maria Vittoria Lunardelli
Produtor de Arte: Matheus Carvalho
Assistentes de Prod. Arte: Marcio José da Silva
Produtor de Objetos: Sergio Heineck
Assistentes de Objetos: Lina Monteiro
Produtores: Gilberto Zanzanelli
Assistente de Produção: Sara Serra
Estagiário de Produçao: Gregorio Azevedo de Assis
Contra-regra: Kaio Monteiro
Contra-regra 2ª Unidade: Murilo Simeão Borges
Produtora de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena
Preparadora de Elenco: Iléa Ferraz
Elenco: Fabiana Daud
Elenco: Sam Sabba
Elenco: Alcides Peixe
Elenco: Davi Barroco
Elenco: Thiago Moraes
Elenco: Teodoro Martin Rodrigues de Sousa
Elenco: Antonela Barbieri
Produtora de Figurino: Nina Guimarães
Assistentes de Figurino: Isadora Binotti e Kim Helena Andrade
Make e Hair: Jaqueline Leandro
Assistentes Make e Hair: Eline Soares e Lucas Gomes
Produtora de Produto: Miranda Gibin
Efeito Especiais: Bruno Steger e Pará Movimentos
Efeito Mecânicos: Vagner Martão
Pesquisa: Julia Pellizzer e Pietro Godinho
Diretor MKF Of: Yago Sagrado
Câmera e Equipamento: João França
Som Direto: Alexandre Turina
Still: Patrick Rodrigues
Coordenação de Pós-Produção (MyMama): Fezão Barbieri
Montador/ Editor: Danilo Abraham
Finalização: Diogo Beber
Finalização MKF Of: Raphael Tarso
Assistente de Finalização: Vitor Torres
Pós Producão: Nash
VFX Supervisor: Cirilo Bonazzi
VFX Set Supervisor: Luiz Fernando Tavares Alves
VFX Artist: André Neumann de Deus
VFX Artist: Cirilo Bonazzi, Luiz Fernando Tavares Alves, Rafael Jimenez, Rafael Henrique Penteado Assoni e Renata Ramos Prad
CG Lead: Fagmario Rodrigues
CG Artist: Tomás Piccinini
Producer: Flavia Gannam e Virgini Fares
Post Production Coordinator: Gabriel Bittencourt
Color Grading: Clandestino
Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo
Colorista Assistente: Luiza Freire
Conform: Lira Kim
Atendimento: Elciane Magda
Coordenação: Gabriel Alvim
Financeiro: Silvia Dotta
Supervisão de Imagem: Alexandre Cristófaro
ÁUDIO
Produtora de Som: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Charly Coombes, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas, Nando Diniz
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Giovana Orlandeli Sampaio, Lígia Monteiro.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário.
A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada² de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
¹Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.
²Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
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