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24/04/24

Tormenta: curta-metragem do Boticário reflete sobre os dilemas e estigmas das mães de adolescentes

O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil¹, convoca um debate sobre o estigma e os desafios que envolvem a relação de mães e filhos durante a adolescência em nova campanha de Dia das Mães. Estudos de Harvard, em 2022, apontam que os pais de adolescentes se sentem solitários e depressivos tanto quanto os filhos, algo que impacta diretamente na construção e consolidação do relacionamento. Segundo a pesquisa, 18% dos adolescentes dizem sofrer de ansiedade, enquanto 20% das mães dizem passar pelo mesmo mal. Já a depressão afeta 15% dos adolescentes e, ao mesmo tempo, 16% das mães. Considerada por muitos como uma fase assustadora e repleta de dificuldades relacionadas à convivência, na qual mães e filhos precisam ressignificar o papel um na vida do outro, a maternidade para além da primeira infância é um momento delicado e de constantes mudanças nas relações familiares. 

Intitulado “Tormenta” – o filme produzido pela marca é considerado a maior produção de data comemorativa da história por trazer um formato realístico que conecta e instiga o telespectador em um curta-metragem de cerca de 4 minutos. Com a comunicação integrada em diversos canais da marca, a campanha – que também traz experiências de presentes nas lojas do Boticário – tem como objetivo incentivar as mães a saírem de um lugar de insegurança para um caminho de construção de confiança mútua. 

“Buscamos, nessa campanha, trazer luz a uma questão conhecida como um dos períodos mais turbulentos e solitários da maternidade que, muitas vezes, não ocupa o espaço que merece nas conversas criadas para a data. Por isso, estamos incentivando diálogos e reflexões profundas para que as mães, de fato, reconheçam-se e, junto aos filhos, tracem um caminho de redescobertas, confiança e crescimento juntos. Afinal, a experiência da maternidade é vivenciada todos os dias, em todas as fases da vida”, aponta Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. Ao som de Billie Eilish, o curta extrapola os formatos convencionais utilizados no mercado e apresenta o movimento de uma casa, captado em um estúdio especial, que materializa os altos e baixos da jornada entre mães e filhos adolescentes – além de impactar com efeitos especiais, como explosões de águas e ventos tempestuosos. 

De forma sensível e poética, o curta é envolto por uma forte tempestade que acompanha uma discussão calorosa, expressada com olhares marcantes e profundos, entre os atores que representam as vivências da maternidade de adolescentes. As cenas conturbadas fazem alusão aos momentos enfrentados na adolescência. Durante o filme, o céu escurece, a ventania toma conta do que antes era uma casa, e a chuva cai em torrentes, mostrando que ambos, mãe e filho, estão em meio a uma tempestade em alto mar. Mas, em seguida, na virada de panorama, as ondas acalmam e existe a tão esperada reconciliação. O movimento de câmeras simboliza as adversidades que podem ser enfrentadas, reforçando que, por mais difícil que seja, o período requer amparo, carinho e acolhimento, apresentando ao público o residual de que é uma fase passageira. Assista ao curta: Dia das Mães | O Boticário 

Idealizada pela agência AlmapBBDO e produzida pela MyMama Entertainment, com direção da dupla Kid Burro, a trama tem estreia programada em TV aberta para hoje, 16 de abril, em intervalo durante a novela “Renascer”. De acordo com Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, as campanhas de datas comemorativas do Boticário sempre trazem assuntos relevantes que reforçam a identificação e o pertencimento de milhares de mães brasileiras e, neste ano, a marca almeja alcançar um movimento ainda mais próximo e genuíno, que representa muito o que a fase da vida dos filhos exigem dessas mães. 

Para Marco Giannelli, o Pernil, CCO da AlmapBBDO, os temas tratados pela marca buscam uma resolução contundente e relevante para a sociedade, algo que sensibiliza não apenas a comunidade apaixonada pela marca, mas traz um residual potente para a sociedade. “Desta vez, para além do conceito, a inovação também veio no formato, mais longo, metafórico, e com uma trilha escolhida para se encaixar na temática, pois tem forte apelo com os jovens, e tocar o coração das mães e de todos que já foram adolescentes”, comenta.  

Além do formato inovador e realista ao que diz respeito à produção, que envolveu mais de 200 pessoas e cerca de 30 horas de gravação, ‘Tormenta’ conta ainda com uma frente sustentável realizada pela produtora MyMama Entertainment, em parceria com a Eccaplan. Para a neutralização das emissões de carbono relacionadas à produção de conteúdo durante a filmagem do curta, foram mais de sete mil quilos de CO2 compensados e 42 árvores plantadas. Os participantes aderiram também ao movimento Sou Resíduo Zero, fazendo a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos. Com uma agenda de sustentabilidade ativa que faz parte de seu DNA, o Boticário demonstra, com mais um movimento, o compromisso com a sustentabilidade e a contribuição para a redução do impacto ambiental, agora no ambiente da indústria audiovisual.  

A marca de beleza mais amada do Brasil se prepara para uma agenda robusta de ações que envolvem todas as frentes de comunicação proprietárias. As lojas-conceito do Shopping Morumbi, em São Paulo, e Pátio Batel, em Curitiba, recebem nos dois fins de semana de maio, sexta-feira (3) e sábados (4 e 10), das 14h às 22h, e nos domingos (5 e 11), das 14h às 20h, iniciativas de personalização de cartões ao vivo para compras a partir de R$ 200,00, visando oferecer uma a experiência única para quem busca o mimo ideal. Por lá, as artistas Lu Simão, em São Paulo, e Lila Fisbein, em Curitiba, trarão elementos florais e a estética da aquarela em ilustrações únicas. Até o Dia das Mães, celebrado no dia 12 de maio, o público poderá acompanhar ativações digitais, talks e experiências imersivas que trarão reflexão, diálogo e beleza para a data comemorativa. 

Ficha técnica 
Anunciante: O Boticário 
Agência: AlmapBBDO 
Título: Tormenta 
Produto: Dia das Mães 2024 
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu 
CCO: Luiz Sanches e Pernil 
Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama 
Criação: Áurea Ramon, Giullia Abreu, Igor Cabó e Pedro Hefs 
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva 
Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Thais Guarlotti e Kayuan Fernando 
Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari e Júlia Martins 

Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Yasmin Baffa, Camila Lopes, Patrick Novaes e Letícia Strada 

IMAGEM 
Produtora de Imagem:  MyMama Entertainment 
Direção: Kid Burro 
Assistente Criativo: Luigi Madormo 
Direção 2° Unidade: Ana Valente 
Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad 
Produção Executiva / Diretor de Coordenação: João da Terra 
Produtora Executiva:  Mafe Cicaroni e Pati Caldas 
Atendimento: Silvia Neri 
Assistente de Atendimento: Rafael De Paula 
Diretor de Fotografia: Bibi Bianchini 
Diretora de Fotografia 2ª Unidade:  Dariely Belke 
Diretora de Arte: Taísa Malouf 
Diretora de Produção: Luciana Oppido 
1a Assistente de Direção: Juliana Pellegrino 
1a Assistente de Direção 2ªUnidade: Amanda Barros 
2° Assistente de Direção: Danielle Pedroso 
Assistente de Coordenação: Paulo Marco 
Assistente de Coordenação: Victoria Mazzia 
Estagiária de Coordenação:  Helissa Fernandes 
Chefe de Elétrica: Alonso de Melo 
Chefe de Maquinária: Rodrigo Augusto de Melo 
Operador de Câmera 2° Unidade: Dariely Belke 
1° Assistente de Câmera: Mauro Imperatrice/Patricia Gimenez 
2° Assistente de Câmera: Parvarti Louize / Jeferson Lino 
1° Assistente de Câmera 2° Unidade: Jorge Dayeh 
Video Assist: Pedro Henrique Silva 
Video Assist 2ª Unidade: Beatriz Brandão 
Som Direto: Samuel Braga  
Assistentes de Direção de Arte: Maria Vittoria Lunardelli 
Produtor de Arte:  Matheus Carvalho 
Assistentes de Prod. Arte:  Marcio José da Silva 
Produtor de Objetos: Sergio Heineck 
Assistentes de Objetos: Lina Monteiro  
Produtores: Gilberto Zanzanelli 
Assistente de Produção: Sara Serra 
Estagiário de Produçao:  Gregorio Azevedo de Assis 
Contra-regra: Kaio Monteiro 
Contra-regra 2ª Unidade: Murilo Simeão Borges 
Produtora de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena 
Preparadora de Elenco: Iléa Ferraz 
Elenco: Fabiana Daud 
Elenco: Sam Sabba 
Elenco: Alcides Peixe 
Elenco: Davi Barroco 
Elenco: Thiago Moraes 
Elenco: Teodoro Martin Rodrigues de Sousa 
Elenco: Antonela Barbieri                                             

Produtora de Figurino: Nina Guimarães 
Assistentes de Figurino: Isadora Binotti e Kim Helena Andrade 
Make e Hair: Jaqueline Leandro 
Assistentes Make e Hair:  Eline Soares e Lucas Gomes 
Produtora de Produto:  Miranda Gibin 
Efeito Especiais: Bruno Steger e Pará Movimentos 
Efeito Mecânicos: Vagner Martão 
Pesquisa: Julia Pellizzer e Pietro Godinho 
Diretor MKF Of: Yago Sagrado 
Câmera e Equipamento: João França 
Som Direto: Alexandre Turina 
Still: Patrick Rodrigues 
Coordenação de Pós-Produção (MyMama): Fezão Barbieri 
Montador/ Editor: Danilo Abraham 
Finalização:  Diogo Beber 
Finalização MKF Of: Raphael Tarso 
Assistente de Finalização: Vitor Torres 
Pós Producão: Nash 
VFX Supervisor: Cirilo Bonazzi 
VFX Set Supervisor: Luiz Fernando Tavares Alves 
VFX Artist: André Neumann de Deus 
VFX Artist: Cirilo Bonazzi, Luiz Fernando Tavares Alves, Rafael Jimenez, Rafael Henrique Penteado Assoni e Renata Ramos Prad 
CG Lead: Fagmario Rodrigues 
CG Artist: Tomás Piccinini 
Producer: Flavia Gannam e Virgini Fares 
Post Production Coordinator: Gabriel Bittencourt  
Color Grading: Clandestino 
Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo 
Colorista Assistente: Luiza Freire 
Conform: Lira Kim 
Atendimento: Elciane Magda 
Coordenação: Gabriel Alvim 
Financeiro: Silvia Dotta 
Supervisão de Imagem: Alexandre Cristófaro  

ÁUDIO 
Produtora de Som: Satelite Audio 
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi 
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin 
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Charly Coombes, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas, Nando Diniz 
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa e Esteban Romero 
Coordenação de Produção:  Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli            
 
Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Giovana Orlandeli Sampaio, Lígia Monteiro. 

Sobre O Boticário         
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. 
A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada² de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.            
 
¹Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.  
²Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022. 

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  @oboticario 
  #ATormentaPassa

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