Notícias

« Voltar

18/10/18

TIM e Ericsson anunciam os primeiros resultados da parceria para virtualização de banco de dados

A TIM e a Ericsson estão divulgando os primeiros resultados da parceria firmada no ano passado para a virtualização do banco de dados da operadora, que passam a ser centralizados em uma única plataforma.

Com duração total de 5 anos, o projeto, com foco na virtualização de informações estratégicas da empresa – e inédito no País, teve sua primeira fase concluída com sucesso na primeira quinzena de outubro, com a migração de mais de 27 milhões de assinantes para a nova base.

“Com a virtualização, ganhamos na velocidade e elasticidade para suportar o lançamento de soluções, como o 5G, além de nos oferecer mecanismos avançados para proteger esses dados e garantir sua confiabilidade”, diz Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil.

O projeto ainda inclui a implementação e consolidação da base de outras tecnologias móveis (GSM e WCDMA) – permitindo também a consolidação de outros dados como portabilidade numérica.

“As iniciativas fortalecem ainda mais a relação de parceria entre Ericsson e TIM e abrem o caminho para um futuro mais digital e conectado. Estamos muito satisfeitos porque todo o avanço da Ericsson neste desafio já está rendendo resultados muito positivos para a operadora”, diz Luiz Antônio Tavares, Vice Presidente de Vendas da Ericsson para a conta TIM no Brasil.

Para o ano de 2019, está prevista a migração de toda a base de 2G e 3G, a Portabilidade Numérica e Autenticação Wi-Fi (AAA) para esta nova base de dados, além de uma ampliação dos sites existentes – que vão passar de três para nove. No ano seguinte, ocorrerá a migração do restante das bases de dados da TIM para a solução centralizada UDC da TIM.

Sistema de Billing – A modernização e digitalização da operadora não para por aí. Ainda em outubro de 2018, a Ericsson entregará seu projeto de billing da TIM. Considerando o volume de faturas e quantidade de assinantes, esse é o primeiro projeto desse porte usando a soluçāo UDC no País e vai facilitar, agilizar e modernizar os ciclos financeiros.

Com uma alta bilhetagem mensal – são cerca de 2,7 bilhões de CDRs, 9,6 milhões de faturas representando assinantes corporativos e varejo –, o projeto proporciona um maior controle da fatura para os clientes, digitalizando todos os processos como pagamento, contestação, emissão de 2ª via e consultas.

Sobre a TIM 

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca –  “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.
A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!