Com o intuito de resgatar a história ao longo destes 25 anos de McDia Feliz, no dia 14 de maio, a partir das 17h30, o Theatro São Pedro, na capital paulista, será o palco da comemoração aos 25 anos da maior campanha pela cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, a campanha já arrecadou mais de R$150 milhões de reais, destinados a projetos de instituições que atuam no apoio a crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. Em 2013, a arrecadação do McDia Feliz será destinada a 76 projetos de 53 instituições de todo o Brasil.
Os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer. Nesse contexto, entende-se que essa comemoração é uma oportunidade de apresentar para a sociedade a trajetória da campanha, a partir de memórias de personalidades, parceiros, instituições e apoiadores que em algum momento marcaram presença na luta contra o câncer infantojuvenil.
Inovação
Nessa edição 2013 serão apresentadas duas novidades: A primeira é a exibição do filme em comemoração dos 25 anos de McDia Feliz, produzido pela Conspiração Filmes. A produtora já realizou diversos trabalhos como: Dois filhos de Francisco, Mulher Invisível e O Homem do Futuro. O curta-metragem contará a história da campanha a partir de depoimentos de pessoas que ajudaram a construir o McDia Feliz como é hoje: Francisco Neves e Sonia Neves, respectivamente superintendente do Instituto Ronald McDonald e presidente da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro; Rogério Barreira, VP de Operações do McDonald’s Brasil e Iris Barbosa, Diretora de Treinamento da empresa; Carlos Emílio Sartório, Presidente da Associação Brasileira de Franqueados McDonald’s (ABFM), entre muitos outros.
A outra novidade se refere à tradicional estrela do McDia Feliz. Este ano serão duas estrelas: Michelle e Renata, mãe e filha. Assim como muitas mães, Michelle dedicou todos os esforços para ver a Renata curada e saudável. Já a filha representa as crianças salvas com as doações da campanha e mostra que se há 30 anos, a chance de cura era de 15% em média, atualmente ela pode chegar a 85%, quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.
“Acreditamos que este será mais um ano de sucesso para a campanha, que mobiliza todo o país em torno da causa do câncer. Participar é um gesto significativo que leva esperança e chance de cura para milhares de crianças e adolescentes com câncer de todo o Brasil”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.
Trocando Big Mac® por sorrisos
A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa do câncer infantojuvenil.
O McDia Feliz é o dia de maior movimento no ano nos restaurantes McDonald’s. Em 2012 foram vendidos mais de 1,6 milhão de sanduíches Big Mac® em todo em todo o país, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 18,3 milhões. Em 2013, a expectativa é continuar crescendo e estabelecer um novo recorde.
25 anos de McDia Feliz
Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é dia de transformar Big Mac® em sorrisos. Este ano, o dia 31 de agosto será ainda mais especial, pois a campanha chega à 25ª edição no Brasil. Coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa da luta contra o câncer infantojuvenil. Acesse: www.mcdiafeliz.com.br e saiba mais sobre a campanha.
Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.