Notícias

« Voltar

22/04/25

Tecnologia transforma a educação, ampliando o repertório pedagógico e otimizando ensino em sala de aula

 

A Cricut, líder em tecnologia de corte e personalização, traz para a Bett Brasil, a maior feira de educação e tecnologia da América Latina, sua mais recente novidade, a Joy Xtra.  A nova máquina de corte tem múltiplas funções que auxiliam na transformação da sala de aula em um ambiente interativo e participativo para os alunos.

Premiada na Best of Show 2024 nos EUA como tecnologia educacional reconhecida internacionalmente, a Joy Xtra se destaca pela versatilidade e precisão, oferecendo uma área de entrada ampliada para 21 cm e a inovadora função de impressão e corte (print then cut), capaz de transformar aulas em momentos interativos e criativos.

A integração de tecnologias tem sido uma aliada eficaz, proporcionando um espaço para atividades interativas na sala de aula para o aprendizado prático com a personalização de materiais pedagógicos para facilitar a assimilação dos conteúdos. O uso de equipamentos tecnológicos estão cada vez mais comuns na criação de recursos visuais atrativos como cartazes, jogos educativos, alfabetos, numerais e maquetes com mais agilidade e precisão.

De acordo com dados do Ipea e do Business Solution, 60% dos professores se consideram intermediários no uso de tecnologias digitais no Brasil, enquanto os  dados americanos apontam que 86% dos educadores acreditam que a tecnologia, principalmente a IA, deve ser uma parte essencial da experiência em sala de aula.

“A utilização de equipamentos e ferramentas úteis por professores de todas as séries escolares permitem a produção de materiais personalizados de forma prática, facilitando o planejamento das aulas, oferece novas possibilidades para o ensino, com soluções envolventes para reter a atenção dos alunos”, afirma Vinícius Gonçalves, gerente da Cricut, marca líder em equipamentos de corte inteligente e prensas térmicas.

Entre os educadores que adotaram a tecnologia a favor do aprendizado está Beatriz Gomes, conhecida nas redes sociais como Tia Bya, professora do segundo ano do ensino fundamental. Há sete meses, ela incorporou a Cricut à sua rotina de planejamento e aulas. "O uso da tecnologia na criação de materiais pedagógicos ainda é pouco comum no Brasil, diferente de outros países como os Estados Unidos, que já a utilizam como parte da realidade escolar. Consigo desenvolver recursos concretos para alfabetização, como animais, modelos anatômicos para ciências ou outros objetos, tornando o aprendizado mais visual e acessível", explica.

Além de utilizar a ferramenta em sala de aula, Tia Bya descobriu uma fonte de renda complementar para sua família, com a comercialização de arquivos digitais para professores de todo o país aplicarem em suas salas de aula. “No início, muitos educadores achavam que a Cricut era voltada apenas para artesanato, mas perceberam que a tecnologia não substitui o professor – ela complementa o ensino e amplia as possibilidades pedagógicas”, diz.

O interesse pelo uso de equipamentos para personalização na educação tem crescido, levando algumas escolas a investirem no equipamento para uso coletivo. Muitos professores também optam por adquiri-las para produção em casa, o que possibilita a criação de projetos personalizados para diferentes perfis de alunos.

Destinada a professores, diretores, escolas e profissionais da educação, a Bett Brasil é uma oportunidade para a Cricut apresentar a linha completa de equipamentos aos visitantes do evento. Em um amplo espaço de 36 m², o estande da Cricut conta com diversas ilhas temáticas, onde promotores especializados irão demonstrar a aplicação prática das máquinas Cricut. Cada ilha conta um projeto específico, incentivando os visitantes a experimentarem as possibilidades oferecidas pela tecnologia Cricut.

A participação da Cricut na Bett Brasil 2025 reforça o compromisso da companhia com o segmento educacional, apostando em soluções que agregam no processo de ensino e aprendizagem com baixo investimento e uma variedade de materiais. "O interesse pelo uso de equipamentos para personalização na educação tem crescido, levando algumas escolas a investirem no equipamento para uso coletivo. Muitos professores também optam por adquiri-las para produção em casa, o que possibilita a criação de projetos personalizados para a sala de aula", acrescenta Vinicius Gonçalves.

Sobre a Cricut® 

Cricut nasceu para ajudar as pessoas a levarem vidas criativas a partir do desenvolvimento de ferramentas para tornar projetos DIY (faça você mesmo) bonitos, divertidos e fáceis. A empresa americana oferece soluções domésticas que ajudam a criar e personalizar os mais diferentes produtos, potencializando a economia criativa, a autoexpressão e a conexão entre as pessoas. As máquinas de corte Cricut são controladas por um aplicativo simples e intuitivo, transformando a maneira como a sociedade pensa o artesanato e o design.  

Presente no Brasil desde 2021, a Cricut oferece equipamentos que unem a alta tecnologia a qualidade. As máquinas de corte e prensas térmicas, grandes aliadas na criação e personalização de diversos projetos, são as preferidas por artesãos, designers, educadores e empreendedores devido a precisão, a rapidez e a adaptabilidade aos mais diversos materiais de sua plataforma inteligente. 

Assessoria de Imprensa da Cricut no Brasil 
Conceito Comunicação
Laura Ravagnani – laura@conceitocomunic.com.br – (16) 98132-1113 
Sérgio Nogueira - sergio@conceitocomunic.com.br – (16) 99161-7976 

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!