A MRV deu um importante passo para demonstrar o seu compromisso público para com as questões relacionadas à sustentabilidade. Desde o ano passado, todos os imóveis lançados pela empresa no país têm de seguir um protocolo “verde”. Atitudes que colaborem para a economia de água, aproveitamento da energia solar e melhor gestão de resíduos estão sendo adotadas nos canteiros de obras da MRV Engenharia.
Os empreendimentos que atendem aos requisitos recebem o Selo Verde, atestando o comprometimento da empresa com o meio ambiente. Em Ribeirão Preto, três obras já foram certificadas: Reino da Inglaterra, Parque das Roseiras e Parque Romênia. Nestes locais é feita a gestão de resíduos da construção e demolição e toda a madeira utilizada é certificada.
A água advinda da chuva, das pias e das betoneiras também é reaproveitada em mictórios, jardins, lavagem de áreas comuns etc. Outra ação de destaque é o uso telhas translúcidas ou lâmpada PET para a iluminação dos barracões das obras, reduzindo o uso da iluminação artificial.
Gestão de resíduos – A responsabilidade ambiental da MRV se estende também à correta gestão de resíduos em seus canteiros de obras. A madeira, por exemplo, é usada para proteção de diversas áreas da obra em sistema de rodízio. O entulho, como restos de bloco ou massa, é triturado e transformado em areia reciclada. Sobras de plástico, papel e sacaria, sempre que possível, são doadas a cooperativas nas cidades onde a MRV atua.
E para que todas estas atitudes sejam incorporadas pela equipe, a MRV realiza atividades frequentes para promover a educação ambiental de seus colaboradores. “Nossa missão é construir empreendimentos funcionais e de boa qualidade. Para isso, não podemos abrir mão de nossa responsabilidade em preservar o meio ambiente. O Selo Verde atesta nossa preocupação em utilizar os recursos naturais com responsabilidade”, afirma Matheus Mora, analista de Meio Ambiente.