Doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, afetam milhões de adultos e crianças globalmente a cada ano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de dengue aumentou 30 vezes nos últimos 50 anos. A SC Johnson, líder mundial em produtos para o controle de pragas, reconhece a necessidade de enfrentar essa ameaça e expandir o comprometimento com a prevenção da doença esse ano, por meio de campanhas no Brasil, Índia, Malasia, Indonésia, as Filipinas, México, Costa Rica e Vietnã.
"Como uma companhia que retribui às comunidades onde estamos presentes, a SC Johnson é totalmente comprometida em ajudar as famílias a lutarem contra a dengue, por meio de conscientização e comportamento preventivo. Todos nós podemos fazer parte dessa iniciativa tomando simples medidas diárias de prevenção”, disse Mauro Ramos, Gerente Geral da SC Johnson Brasil.
A campanha “Combata a dengue por sua família” no Brasil aconteceu na cidade de Ribeirão Preto entre os meses de Novembro 2013 e Maio 2014. A SC Johnson, em parceria com prefeitura, ONGs, escolas, está engajando comunidades locais a ajudarem no combate da propagação de dengue, motivando as pessoas a agirem.
Ribeirão Preto foi escolhida devido à sua notória luta contra a dengue e, também, por conta de sua influência no Estado de São Paulo e sobre as cidades vizinhas. A SC Johnson estabeleceu uma parceria inédita com o governo local, que resultou em duas iniciativas:
• Encontros técnicos para troca de conhecimento com o departamento de Saúde de Ribeirão Preto, para promover o diálogo sobre a prevenção da proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.
• Uma campanha que engajou mais de 7500 estudantes e professores, de 26 escolas municipais, para encontrar a melhor frase sobre como prevenir a dengue em casa. A SC Johnson apoiou as iniciativas de conscientização da prefeitura, divulgando a campanha de saúde pública com 26 outdoors espalhados pela cidade de Ribeirão Preto. Mauro Ramos, gerente geral da SC Johnson Brasil, é um dos membros do Comitê da Campanha e se juntou às autoridades de Ribeirão Preto para a Cerimônia de Reconhecimento para todos os participantes da campanha, que aconteceu na manhã da quinta-feira (15).
Um Histórico da Prevenção de Doença
O comprometimento da SC Johnson com a responsabilidade social e com a luta para combater doenças transmitidas por mosquitos abrange décadas. A empresa tem um grande foco em pesquisa e inovação e lançou duas de suas principais marcas em controle de pragas, Raid® e OFF!® na década de 50. A empresa também abriu o maior centro privado do mundo para pesquisa em entomologia urbana em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, em 1968, e o primeiro centro de pesquisa em entomologia da China em Shanghai, em 2013. Nestes centros, pesquisadores e engenheiros trabalham para desenvolver produtos de controle de praga que sejam eficazes, acessíveis e fáceis de usar.
Diversos mercados, incluindo Brasil, Indonésia, Malásia e as Filipinas, realizaram campanhas de prevenção à dengue bem sucedidas ao longo dos últimos anos. Em 2013, a empresa implementou a campanha global “Combata a Dengue por sua família”, que tem como objetivo motivar famílias a tomarem medidas de precaução na prevenção da doença e fazer a diferença na vida das crianças.
Sobre a SC Johnson
A SC Johnson é uma empresa familiar dedicada a fabricar produtos inovadores e de alta qualidade, com excelência no ambiente de trabalho e um compromisso de longo prazo com o meio ambiente e as comunidades onde a empresa opera. Sediada nos EUA, a companhia é um dos fabricantes líderes mundiais de produtos de limpeza doméstica e produtos de armazenagem no lar, produtos de melhoria da qualidade do ar, controle biológico e produtos para a preservação de calçados. A empresa comercializa marcas muito conhecidas tais como GLADE®, KIWI®, OFF!®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos EUA e em outros países, sendo que as marcas comercializadas fora dos EUA incluem AUTAN®, TANA®, BAMA®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR. MÚSCULO® e RIDSECT®. A companhia já tem 128 anos e gera $9 bilhões em vendas, emprega cerca de 13.000 pessoas no mundo inteiro e vende produtos em praticamente todos os países do mundo. www.scjohnson.com.br