Nos últimos anos, a urologia progrediu bastante graças a incorporação de novos procedimentos e tecnologia. Os avanços da ureteroscopia flexível serão apresentados em um curso inédito em Ribeirão Preto, que acontece no sábado, dia 11 de outubro, no Hotel Araucária, com a presença de grandes nomes da urologia nacional.
A ureteroscopia consiste em na verificação do ureter por via endoscópica, através de um aparelho com uma microcâmera na ponta, que é passado pela uretra e bexiga, até chegar ao ureter.
Segundo o médico Tiago Borelli Bovo, organizador do evento, com a Ureteroscopia flexível é possível tratar cálculos renais, conhecido popularmente como “pedras nos rins”, utilizando o laser para eliminação dos cálculos renais, sem necessidade de qualquer tipo de incisão cirúrgica. “A vantagem da Ureteroscopia flexível é a redução do tempo de internação e de recuperação do paciente, além de diminuição considerável do custo financeiro do tratamento”, destaca o médico Tiago Borelli Bovo.
Ele explica que o cálculo renal depende de fatores genéticos, metabólicos e alimentares, sendo que o fator alimentar mais importante é a baixa ingestão de água. As novas técnicas endoscópicas flexíveis com holmium laser substituem procedimentos dolorosos, como cirurgias com grandes incisões e período prolongado de internação ou procedimentos como a "implosão" externa, que podem surtir hipertensão arterial e diminuição da função renal, a longo prazo. A Ureteroscopia flexível é um procedimento ambulatorial, com sedação somente, como se fosse um simples exame endoscópico.
O curso visa formar especialistas com o aperfeiçoamento teórico e prático, facilitando o conhecimento e o acesso às inovações tecnológicas, além de difundir esse procedimento não invasivo. O curso de ureteroscopia flexível tem o patrocínio da Boston Scientific e InMed Materiais Hospitalares.
Mais informações pelo telefone (11) 3062-2781 ou pelo e-mail adm.sp@inmedbrasil.com.br .