A Coca-Cola Brasil vai indicar mais de 500 estudantes, participantes do Festival das Escolas 2015, para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, como condutores da Chama Olímpica. O projeto que vem incentivando a vida ativa para mais de 1.350 escolas e cerca de 700 mil alunos de todo país, terá seu ápice nos meses de outubro e novembro, com eventos de celebração em mais de 30 cidades do território nacional. Será o momento dos jovens indicados como condutores da Tocha Olímpica Rio 2016 serem apresentados e festejados junto aos colegas e professores, e suas respectivas escolas protagonizarem demonstrações de dança e muito movimento criadas pelos próprios participantes. Apenas na região de Ribeirão Preto e Sertãozinho são 18 escolas participantes e mais de 700 alunos inscritos.
Os nomes dos jovens indicados como condutores nas mais de 500 escolas finalistas seguirão o mesmo critério adotado na campanha de nomeação nacional da Coca-Cola, dentro do conceito “Isso é Ouro”. Criado para reconhecer pessoas que usem o movimento para inspirar e incentivar os outros, esse conceito vai apresentar histórias genuínas de vida ativa dentre os estudantes do Festival das Escolas 2015, ratificando o compromisso e o legado que a empresa pretende deixar para além dos Jogos Olímpicos Rio 2016, de estimular a prática de atividades físicas para todos.
“Para nós da Coca-Cola Andina é uma honra promover o Festival das Escolas, na região de Ribeirão Preto. O Festival é um projeto de estímulo à prática de exercícios físicos entre estudantes, algo fundamental para contribuirmos na diminuição dos índices de sedentarismo no Brasil. Por isso, neste ano, a Coca-Cola Brasil está trazendo a Tocha Olímpica Rio 2016 para dentro do Festival, de forma a cativar todos os envolvidos e promover a Vida Ativa, que é o grande legado que deixaremos para além dos Jogos” destaca Tiago Garcia Leal, Coordenador de Trade Marketing da Coca-Cola Andina.
Vida Ativa nas Escolas
Criado em Curitiba, em 2010, o Festival é famoso entre os estudantes e escolas do Sul do Brasil e interior de São Paulo. E contagiada pelo clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do Revezamento da Tocha Olímpica, que cruzará todo o país no ano que vem, a Coca-Cola Brasil expandiu esse que é mais um dos seus projetos de Vida Ativa, em um evento nacional. Com o intuito de aproximar alunos, pais e a comunidade local de atividades físicas divertidas e pedagógicas, além de promover o desenvolvimento e a integração, desde de maio, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo país, foram incentivados a se movimentar e entrar no clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com dinâmicas envolvendo artes, esportes e cultura.
O resultado de todo esse esforço será visto nos próximos meses, de outubro até final de novembro, quando diversas cidades do Brasil receberão os eventos de celebração. Será o momento das mais de 500 escolas finalistas do Festival mostrarem nos palcos de suas respectivas cidades, como espalham a felicidade através do movimento.
Assim como o Festival das Escolas, a Coca-Cola tem outros projetos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, todos com o foco em vida ativa. Os Jogos Escolares da Juventude, maior competição estudantil do Brasil, reunindo jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, e o Geração Movimento, projeto de capacitação e apoio aos profissionais de educação física de escolas públicas de todo Brasil.
COCA-COLA E OS JOGOS OLÍMPICOS
A Coca-Cola é a mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos, participando desde Amsterdam 1928. Em todas as edições realizadas desde então, sempre esteve ao lado do Movimento Olímpico no esforço de promover a disseminação do Espírito Olímpico, auxiliar na formação de atletas e contribuir para o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.
A parceria da Coca-Cola com o Revezamento da Tocha Olímpica também é de longa data. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um revezamento, incluindo as edições de verão e inverno. A primeira atuação aconteceu em Barcelona 1992. Na ocasião, a Coca-Cola foi parceira na implementação do primeiro Programa Internacional de Condutores, quando proporcionou que pessoas de outros países, inclusive o Brasil, pudessem conduzir a Chama Olímpica ao lado de condutores do país anfitrião dos Jogos.
A Coca-Cola é também uma das patrocinadoras do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, desde 2012, patrocina os Jogos Escolares da Juventude, maior competição de esportes Olímpicos do mundo em nível escolar.