Acompanhado da Secretária de Habitação do Município, Fabiana Zanquetta e do presidente da Empresa Municipal de Construções Populares (EMCOP), Adão Morais, o prefeito de São José do Rio Preto, Édinho Araújo, prestigiou na manhã desta segunda-feira, dia 19 de junho, a formatura de operários do Parque Rio das Flores, empreendimento da MRV Engenharia, no bairro Residencial Palestra, na zona leste da cidade.
O prefeito destacou a importância de se investir em educação como ferramenta básica para o desenvolvimento social. “Paulo Freire, grande educador, já dizia que a educação não transforma o mundo. O que faz é mudar as pessoas e as pessoas sim transformam o mundo. Esse é o caminho”, disse ele para uma plateia formada por operários e alunos da empresa que participaram do projeto “Escola Nota 10”, iniciativa de responsabilidade social apoiado pelo Instituto MRV. Desde o final de 2015, o Instituto apoia a implantação de escolas em canteiros de obras visando o combate ao analfabetismo junto aos operários e o aperfeiçoamento de competências, como a de inclusão digital. Até o momento, foram implantadas 170 escolas em diversos canteiros de obras e capacitados mais de 3 mil operários.
Seguindo diretriz da empresa todos os cursos devem acontecer no horário de expediente visando estimular a participação de um maior número de operários e a MRV optou por “pagar” a hora de trabalho para ele estudar. Neste caso, os operários estudaram ás terças e sextas-feiras das 16 às 17 horas e das 15 às 16 horas respectivamente, durante seis meses. “Tem empresas que cumprem o seu dever social e preciso como prefeito reconhecer as coisas boas que essa empresa MRV está fazendo na cidade”, disse o prefeito. O pedreiro Cícero André Dias, aluno da escola disse que conhecia muito pouco a linguagem do computador. “Depois do curso, aprendi a usar o word e a fazer planilhas que, com certeza, vou usar no canteiro de obras”, explicou ele. “Ter uma escola aqui é diferente. Vou levar isso para a vida”, completou ele.
A empresa vai continuar incentivando a criação de escolas de alfabetização e de inclusão digital nas 143 cidades dos 19 Estados onde está presente. “A proposta da empresa é ter escola em cada um dos canteiros de obras existentes no País”, destacou Edson Gorayeb diretor de produção da MRV durante o evento. Segundo ele, a MRV já implantou outras escolas na região de São José do Rio Preto. No caso dos cursos de inclusão digital, segundo ele, há grande interesse dos trabalhadores em conhecer as ferramentas básicas do mundo digital. “No mundo de hoje o conhecimento da informática tornou-se imprescindível e desejo que todos que concluíram o curso hoje possam fazer bom uso desta ferramenta e se aprimorem”, enfatizou. “É um crescimento que a MRV dá para os operários”, concluiu.