Notícias

« Voltar

01/09/18

PEC - Programa Escola Consciente promove educação ambiental na Zona Leste de Ribeirão Preto

As comunidades do Jardim Juliana e Jardim Helena, em Ribeirão Preto, serão impactadas, a partir de setembro de 2018, por ideias e práticas que podem trazer economia doméstica, maior qualidade de vida e ainda preservar o meio ambiente. É o projeto PEC – Programa Escola Consciente, que está sendo implantado na EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Darcy Célia Seixas Ferrari, localizada na Zona Leste da cidade, e que busca promover a educação ambiental para 800 alunos do Ensino Fundamental I e II e EJA – Educação para Jovens e Adultos da escola, além de familiares dos estudantes, professores, profissionais da educação e comunidade.

Por meio da realização de oficinas nas escolas, o projeto busca conscientizar e capacitar alunos e comunidade, ensinando alternativas simples, como a troca de lâmpadas comuns pelas de Led, consertos nos vazamentos internos de água, e também a construção de hortas verticais, assim como a reutilização de materiais. Atividades práticas que capacitam os participantes a adotarem medidas ambientalmente e economicamente sustentáveis em seu dia a dia.

Idealizado e executado pelas engenheiras ambientais e sanitárias Fabiana Mara, Josi Carmelo e Carla Raffaine, responsáveis por ministrar as oficinas nas escolas e também pelo processo de certificação do selo ambiental, o programa foi escolhido em votação popular no Programa “Educar para Transformar – 4ª Chamada Pública de Projetos”, promovido pelo Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia.  Com a seleção do projeto dentro do Educar para Transformar, o PEC receberá o apoio financeiro de R$ 30 mil, além de treinamentos e capacitação às idealizadoras, aprimorando ainda mais o programa.

O projeto ainda tem o objetivo de certificar as escolas participantes com quatro selos nas seguintes áreas: Eficiência Energética, Consumo Consciente de Água, Reciclagem e Implantação de Horta Vertical. A escola que conquistar os quatro selos receberá o selo geral que leva o nome do projeto: PEC – Programa Escola Consciente.  Este selo será recertificado a cada dois anos.

A EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Darcy Célia Seixas Ferrari é a primeira escola a receber o programa em Ribeirão Preto. No dia 05 de setembro, os 800 alunos, pais, professores, profissionais da educação, e representantes das comunidades do Jardim Helena e Jardim Juliana vão participar do primeiro encontro de chamamento que dará início ao projeto.

De acordo com a engenheira ambiental Carla Raffaine, a educação ambiental é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e capacitados para terem atitudes mais sustentáveis. “Partimos do universo escolar para disseminar esse conhecimento, mas entendemos que essa conscientização deve facilitar o entendimento de suas aplicações no dia a dia de cada um, e deve ser multiplicada entre as famílias e comunidade para que realmente transforme a realidade de todos”, afirma Raffaine.

Sobre o Instituto MRV
Para a MRV Engenharia, investir em responsabilidade social é tão importante quanto garantir o sonho da casa própria para milhares de brasileiros. Por isso, a companhia fundou em 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2017, foram investidos mais de R$5,6 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Projeto Querubins, e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 20 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!