As comunidades do Jardim Juliana e Jardim Helena, em Ribeirão Preto, serão impactadas, a partir de setembro de 2018, por ideias e práticas que podem trazer economia doméstica, maior qualidade de vida e ainda preservar o meio ambiente. É o projeto PEC – Programa Escola Consciente, que está sendo implantado na EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Darcy Célia Seixas Ferrari, localizada na Zona Leste da cidade, e que busca promover a educação ambiental para 800 alunos do Ensino Fundamental I e II e EJA – Educação para Jovens e Adultos da escola, além de familiares dos estudantes, professores, profissionais da educação e comunidade.
Por meio da realização de oficinas nas escolas, o projeto busca conscientizar e capacitar alunos e comunidade, ensinando alternativas simples, como a troca de lâmpadas comuns pelas de Led, consertos nos vazamentos internos de água, e também a construção de hortas verticais, assim como a reutilização de materiais. Atividades práticas que capacitam os participantes a adotarem medidas ambientalmente e economicamente sustentáveis em seu dia a dia.
Idealizado e executado pelas engenheiras ambientais e sanitárias Fabiana Mara, Josi Carmelo e Carla Raffaine, responsáveis por ministrar as oficinas nas escolas e também pelo processo de certificação do selo ambiental, o programa foi escolhido em votação popular no Programa “Educar para Transformar – 4ª Chamada Pública de Projetos”, promovido pelo Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia. Com a seleção do projeto dentro do Educar para Transformar, o PEC receberá o apoio financeiro de R$ 30 mil, além de treinamentos e capacitação às idealizadoras, aprimorando ainda mais o programa.
O projeto ainda tem o objetivo de certificar as escolas participantes com quatro selos nas seguintes áreas: Eficiência Energética, Consumo Consciente de Água, Reciclagem e Implantação de Horta Vertical. A escola que conquistar os quatro selos receberá o selo geral que leva o nome do projeto: PEC – Programa Escola Consciente. Este selo será recertificado a cada dois anos.
A EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Darcy Célia Seixas Ferrari é a primeira escola a receber o programa em Ribeirão Preto. No dia 05 de setembro, os 800 alunos, pais, professores, profissionais da educação, e representantes das comunidades do Jardim Helena e Jardim Juliana vão participar do primeiro encontro de chamamento que dará início ao projeto.
De acordo com a engenheira ambiental Carla Raffaine, a educação ambiental é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e capacitados para terem atitudes mais sustentáveis. “Partimos do universo escolar para disseminar esse conhecimento, mas entendemos que essa conscientização deve facilitar o entendimento de suas aplicações no dia a dia de cada um, e deve ser multiplicada entre as famílias e comunidade para que realmente transforme a realidade de todos”, afirma Raffaine.
Sobre o Instituto MRV
Para a MRV Engenharia, investir em responsabilidade social é tão importante quanto garantir o sonho da casa própria para milhares de brasileiros. Por isso, a companhia fundou em 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2017, foram investidos mais de R$5,6 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Projeto Querubins, e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 20 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.