Uma boa opção de passeio divertido e cultural para as férias é um tour pelas fazendas históricas do interior de São Paulo. Nestes locais os visitantes podem conhecer os costumes e a arquitetura característicos do ciclo do açúcar e do café, período responsável pelo enriquecimento de muitas cidades paulistas, nos séculos XVIII e XIX. Na cidade de São Carlos, que está localizada a 100 km de distância de Ribeirão Preto, o circuito passa por três fazendas: Pinhal, Bela Vista e Santa Maria do Monjolinho.
O passeio permite ao visitante conhecer os costumes da época e entender como viviam os moradores destes locais, na época da efervescente cultura cafeeira. “Essas fazendas refletiam os modos de vida da época, sobretudo dos curiosos hábitos de higiene, que podem ser conhecidos a partir do mobiliário e das peças de uso cotidiano que foram preservadas. As sedes das fazendas eram verdadeiras obras de arte, ricamente decoradas com pinturas murais, forros e pisos em madeira, que, por sua vez, elevavam o status da família que nelas habitava”, explica Catherine D’Andrea, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio de Ribeirão Preto.
Na Fazenda Pinhal, que foi construída na primeira metade do século XIX, é possível conhecer o casarão de taipa de pilão e taipa de mão, marcos da arquitetura colonial da época. No local, os visitantes podem contemplar a arquitetura e conhecer a tulha e os terreiros de café.
Outro destino interessante é a Fazenda Bela Vista, que integra o circuito das fazendas históricas brasileiras. A fazenda mantém em sua arquitetura traços rústicos da época do auge do ciclo do café. A Fazenda Santa Maria do Monjolinho oferece turismo histórico, cultural, de negócios, ecológico e de lazer com visitas guiadas ao Museu, Senzala, Tulha, Trilha Ecológica e produção agropecuária.
Nas matas centenárias é possível admirar a diversidade e a preservação da flora e fauna. Durante o passeio os visitantes percorrem as trilhas ecológicas e podem observar o estudo das árvores e plantas catalogadas e o percurso das águas nascentes. Saiba mais no site http://www.fazendaspaulistas.com.br.