Um dos muitos benefícios da rede 4G é a possibilidade de realizar ligações em alta definição utilizando o VoLTE, (Voice over LTE, na sigla em inglês). A funcionalidade permite chamadas de voz em alta definição pela rede de quarta geração e foi lançada pioneiramente pela TIM em junho de 2017, chegando atualmente a mais de 1.500 cidades em todo o Brasil.
Mas, como fazer para utilizar a novidade? É preciso ter um celular compatível? As ligações descontam da minha franquia de dados? O gerente de engenharia de rede da TIM São Paulo, Gabriel Lago, explica as principais dúvidas sobre a funcionalidade. Confira!
Qual a diferença entre uma ligação comum e uma feita com o VoLTE?
As ligações, normalmente, são feitas pelas redes 2G ou 3G. Mas, para os clientes TIM em mais de 1.500 cidades no Brasil, incluindo Santos e São Paulo, é possível realizar ligações via rede 4G, por meio do VoLTE com qualidade muito superior. A funcionalidade traz alta definição de voz, maior estabilidade dos serviços, redução do consumo de bateria e maior velocidade no estabelecimento das chamadas. Além disso, o cliente pode falar ao telefone e continuar a navegar no 4G, diferentemente do que acontece hoje.
As ligações pelo VoLTE serão descontadas da franquia de dados?
Não. O cliente continua sendo tarifado da mesma maneira que é hoje, de acordo com o plano de voz contratado, sem nenhuma tarifação extra.
Como saber se meu celular é compatível?
O acesso à tecnologia depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. A TIM foi a única operadora certificada pela Apple para disponibilizar o VoLTE para usuários de iPhone SE, 6 e modelos superiores, mas o cliente pode conferir a lista completa de modelos e checar em nosso site se o seu smartphone é compatível.
Como configurar meu aparelho para fazer ligações via VoLTE?
Para clientes que usam Android, não é necessário fazer configuração. Basta que o cliente esteja em um local onde a tecnologia esteja disponível e se certificar de que o aparelho está com o software atualizado. A configuração é automática. Para aproveitar a nova funcionalidade no iPhone, o usuário deve configurar seu aparelho. Basta entrar em AJUSTES | Celular | Opções de Dados Celulares | Ativar 4G | Voz e Dados
É possível fazer ligações para clientes de outras operadoras que não possuem VoLTE?
Sim. O cliente continua sendo capaz de efetuar e receber chamadas através da cobertura 3G ou 2G disponível, da mesma forma atual, na ausência da cobertura 4G. A melhor qualidade da chamada, no entanto, será mais percebida entre clientes Voz em HD.
Como saber se estou em uma ligação em alta definição?
Depende do modelo do aparelho. Durante a chamada, o cliente que estiver utilizando o Voz em HD estará com a rede 4G ativa, portanto, olhando para o display durante uma chamada ele verá o símbolo – que pode ser 4G, VoLTE ou Voz em HD, na parte superior da tela. No caso do iPhone, não há indicação na tela do uso de VoLTE, mas o cliente vai percebe que o 4G continuará ativo.
Qual a diferença entre uma chamada via aplicativos, e uma chamada Voz em HD, se ambas utilizam a rede 4G?
Os aplicativos de comunicação estão suscetíveis à qualidade variável, pois compartilham tráfego com outros serviços de dados. Quando a rede está congestionada, por exemplo, chamadas Voz em HD sempre terão prioridade sobre outras aplicações.
Além disso, os serviços de voz sobre aplicativos de mercado consomem franquia de dados, ao contrário das chamadas Voz em HD, que são tarifadas de acordo com o plano de voz contratado.
Durante uma chamada com o VoLTE, se o cliente perder cobertura 4G, a chamada será desligada?
Não. Caso haja perda de cobertura 4G, a chamada continuará através das coberturas 2G ou 3G disponíveis.