O Projeto Nadando na Frente de Ribeirão Preto retomou em fevereiro suas atividades para 2016 nas piscinas de três polos de treinamento da cidade – Cava do Bosque, Clube dos Comerciários e CEJA – Centro de Jornada Ampliada da Vila Virgínia. Para atender 240 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, o projeto conta com uma equipe de profissionais capacitados, sendo três professores e seis estagiários, além da coordenadora Fernanda Nascimento.
Entre os estagiários estão Nathaly Wendy da Cruz Mendes e Ana Laura Luperini, nadadoras que começaram no projeto e que hoje cursam a faculdade de Educação Física na Unaerp com bolsa oferecida pela instituição. “Estou muito feliz com essa oportunidade de poder ensinar o que eu aprendi aqui no Nadando na Frente”, destaca Nathaly, que tem 17 anos e desde setembro passado faz parte da equipe de treinamento da Unaerp. Ela conquistou no ano passado a quarta colocação no Campeonato Paulista, na modalidade 50 metros peito, na categoria Júnior 1.
Para Ana Laura, que desde 2011 está na equipe de treinamento da Unaerp, é muito gratificante voltar ao projeto. “Vou ensinar as crianças no mesmo clube onde aprendi a nadar, o dos Comerciários. Espero que essas crianças tenham a mesma oportunidade que estou tendo, de ganhar uma bolsa na faculdade e poder fazer o que gosta”, acrescenta Ana Laura, que está na oitava colocação do ranking brasileiro nos 50 metros borboleta da categoria Júnior 1, além de ter conquistado a terceira colocação no Paulista nas modalidades 50 metros livre e 50 metros borboleta, também na categoria Júnior 1.
O projeto Nadando na Frente visa dar oportunidades a crianças e adolescentes, que recebem treinamento especializado de natação e são estimulados a desenvolver suas potencialidades na modalidade. Todos os alunos ganham um kit cada com agasalho e calça de malha, camiseta, bermuda, mochila, maio, sunga, touca e óculos.
Outro diferencial é o envolvimento dos pais, que acompanham o desenvolvimento dos filhos por meio de reuniões com a coordenadora. Para participar do projeto, o jovem deve frequentar a escola e ter mais de 70% de presença nas aulas de natação.
O Nadando na Frente conta com o apoio de diversas pessoas e empresas, com destaque para a RTE Rodonaves, Santa Helena e Copersucar através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.