Possibilitar à população de baixa renda o acesso ao diagnóstico de diabetes foi o foco da 6ª edição do Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes, realizado no sábado, dia 10 de novembro, na Esplanada do Theatro Pedro II, no centro de Ribeirão Preto. Com o apoio da Unimed Ribeirão Preto, o evento ofereceu para a comunidade atendimento gratuito para a prevenção, a partir do diagnóstico precoce da doença, complicações que podem ser causadas pelo diabetes, como a cegueira, amputação e insuficiência renal.
A abertura do evento contou com a presença do Diretor Presidente da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira, que parabenizou a iniciativa e reforçou a importância do diagnóstico precoce e o início dos cuidados com a diabetes.
A Unimed Ribeirão Preto preparou uma estrutura de atendimento e disponibilizou os profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) para a aferição de pressão e outras orientações.
No mutirão foram realizados ainda as avaliações de fundo do olho, de pé diabético, avaliação renal e da pressão arterial, assim como exame de pré-diabetes (triagem), teste de glicemia e orientações farmacêuticas, físicas e de cuidados paliativos. Os pacientes receberam os resultados dos exames durante o mutirão. Os casos mais graves detectados a partir dos exames, e que necessitem de laser ou cirurgia, foram encaminhados para a rede pública de saúde, com o agendamento de consulta no local.