Em um ano, 100 canteiros de obra da MRV realizaram cerca de 1.263 ações sustentáveis incentivados por um campeonato interno de sustentabilidade iniciado em julho do ano passado e que será encerrado em maio deste ano. Esta iniciativa faz parte de uma diretriz da empresa que elegeu o ano de 2014 como o Ano da Sustentabilidade e tem buscado incentivar os seus colaboradores a criar soluções sustentáveis em seus canteiros de obras e escritórios.
“Queremos que as pessoas passem a pensar em sustentabilidade nas ações que realizam no seu cotidiano focando na limpeza, organização e atendendo aos requisitos legais da legislação ambiental vigentes no País”, explica o engenheiro José Luiz Esteves da Fonseca, gestor executivo da MRV de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e um dos organizadores deste campeonato.
Dos 100 canteiros participantes, 23 foram da região Nordeste, 13 do Sul do país e 11 da região de Belo Horizonte o que corresponde a quase metade da amostra. No Estado de São Paulo, ao somar os canteiros das regionais de Campinas,Grande SP/ Vale Paraíba e Ribeirão Preto houve 19 participantes. “Tivemos a grata surpresa de ter um canteiro no Nordeste onde foram realizadas mais de 50 ações sustentáveis e outro no Sul do país com 20 ações”, comemora o gestor.
Durante o campeonato, entre as 35 iniciativas de sustentabilidade promovidas pelos funcionários em Ribeirão Preto destacaram-se as de logística reversa; reaproveitamento de água de chuva para uso no canteiro de obras; reaproveitamento de água utilizada nos banhos para descargas; criação de horta agroecológica; descarte adequado de óleo vegetal; economia de energia por meio de telhas translúcidas e de lâmpadas de garrafas PET; criação de bicicletários; projetos de reuso de água da betoneira, entre outros.
Os prêmios serão entregues aos empreendimentos com o maior número de ações ambientais. Os engenheiros das obras e os responsáveis pela gestão de resíduos ganharão tablets e smartphones além da festa de confraternização.
A maior contribuição desta iniciativa, segundo o gestor, foi a conscientização dos funcionários. “É um caminho sem volta, pois os trabalhadores perceberam os ganhos ambientais e sociais destas ações, além do financeiro e já não querem mais fazer de outro jeito”, explica ele. “É um processo que todos ganham”.
Hoje, ao iniciar um novo empreendimento, os engenheiros já inserem as práticas de sustentabilidade no planejamento da obra. “Cada vez mais isso tem se tornado um padrão na MRV”, explica José Luiz.
Confira todas as ações promovidas nos canteiros de obras em Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos:
1- Sistema Construtivo em Parede de Concreto (menor geração de resíduos)
2 – Horta
3 - Estufa para produção de mudas de hortaliças
5 – Capitação, Armazenamento e Reutilização da água da chuva
6 – PEV (Ponto de Entrega Voluntária)
7 – Reutilização de armários como prateleiras
8 – Bicicletário
9 – Iluminação natural com garrafas PET
10 – Iluminação natural com telhas translucidas
11 – Projeto decantação – Reutilização de água
12 – Secador de mãos automático – menor consumo de papel
13 – Projeto caixa azul – Reutilização e reciclagem de papel
14 – Copos individuais reutilizáveis para funcionários administrativos
15 – Reutilização de Metal – Construção de baias moveis
16 – Comunicação visual - Painel com orientação de matérias recicláveis
17 – Reutilização de tambores para coletores de materiais recicláveis
18 - Reutilização de tubos PVC para suporte de copos descartáveis
19 – Coletores/Lixeiras de reciclados
20 - Telhado - perfil estrutural em aço galvanizado, alem de ser material reciclavel, contribui na redução de utilização de madeira
21 – Vasos sanitários com sistema ECOFLUSH
22 - Reutilização: Barracão pré-moldado foi transferido de outra obra. A estrutura abriga o refeitório, banheiros e vestiário
23- Reutilização de Madeira: Armário da cozinha
24 – Cabine sanitária
25 – Baia para descarte e segregação dos EPIs
26- Redutor de vazão de água nas torneiras (Economia de água)
27 – Saboneteira Sustentável – Reutilização de materiais
28 - Escola no canteiro de obra - Parceria com o SESI
29 - Doação de madeira para Artesanato
30 - Aquecedor solar
31 - Reservatório aterrado – Armazenamento e reaproveitamento de água pluvial
32 - Redução do volume de água nas caixas acopladas dos vasos sanitários
33 - Reutilização de agua das torneiras nos mictórios
34 - Válvula de mictório com fechamento automático
35 - Reutilização da agua do bebedouro para irrigação do paisagismo
A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 250 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 132 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No ano de 2014 a companhia vendeu 41.325 unidades e lançou 29.386 imóveis.