Em seus 36 anos de atividades, a MRV tem motivos de sobra para comemorar. Conseguiu lançar 300 mil unidades habitacionais - um recorde no país – e proporcionar moradia para mais de 1 milhão de pessoas em 19 Estados do Brasil que ganham entre 3 e 10 salários-mínimos. Um dos maiores orgulhos da empresa é ter permitido às estas pessoas conquistarem o sonho da casa própria. “Tornamos acessíveis o primeiro imóvel à população de baixa renda em praticamente todos os Estados do País”, comemora Eduardo Fischer, presidente da MRV Engenharia. Hoje, a empresa é a maior operadora do programa federal de habitação popular, atuando na produção de unidades para as faixas 2 e 3, cujos recursos são originados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Para mostrar a relevância de ter se tornado a maior incorporadora de imóveis do Brasil, fruto do envolvimento e engajamento de um time de “30 mill realizadores”, a MRV investiu R$ 1,2 milhão numa campanha nacional, assinada pela Brokolis do Brasil, em parceria com a Impacto Comunicação, que está sendo lançada esta semana. Com o mote “Nunca uma construtora fez tanto para tantos brasileiros”, a campanha quer mostrar os números expressivos da empresa e o fato de a MRV ser uma empresa extremamente comprometida com os seus públicos de interesse, principalmente os clientes. “Temos o orgulho de dizer que todos os nossos empreendimentos tiveram começo, meio e fim”, destaca Fischer.
O filme “Realizadores e Compromisso” deverá ser veiculado na BandNews, Globonews e GNT a partir de hoje e durará até 5 de fevereiro. Já nas mídias sociais, será divulgada no Youtube, Facebook e Twitter e nos veículos digitais Globo, Abril , Folha, Estadão e Google. Para destacar a campanha “Trinta mil realizadores”, haverá anúncios de página dupla nas revistas Veja e Exame.
O projeto Parque Dubai, em Belo Horizonte, lançado em dezembro último, foi o 300° empreendimento da empresa. “Nós não chegaríamos tão longe se não tivéssemos investido em uma equipe extremamente engajada e motivada, que compartilha os nossos valores”, admite o presidente. Por isso, como forma de valorizar este time, os próprios colaboradores são as estrelas desta campanha.
A MRV vem crescendo desde a sua fundação e ampliando a sua abrangência geográfica. A empresa nunca saiu de nenhuma cidade em que lançou empreendimentos. Os clientes espalhados por 133 municípios brasileiros já somam 250 mil. "Até o final de 2016, um em cada 250 brasileiros estará morando num imóvel construído pela empresa", observa Fisher. Em alguns municípios como Uberlândia e Ribeirão Preto, por exemplo, um em cada 20 habitantes já vive num imóvel da MRV.
INVESTIMENTOS SOCIAIS -- Um dos pilares dos negócios da MRV é a visão de longo prazo. Dentro desta perspectiva, estão os investimentos em sustentabilidade. Só em 2015, a MRV investiu quase R$ 130 milhões na revitalização de praças, parques e áreas de lazer, construção de escolas, postos de saúde, estações de tratamento de esgotos e pavimentação de vias urbanas no entorno de usas obras. No ano passado, a empresa inaugurou o Instituto MRV com foco na realização de projetos voltados para a educação e preservação ambiental das empresas do Grupo.
Com a verba de 1% dos lucros da empresa, o Instituto busca promover melhorais sociais no entorno de suas obras, incentivado por meio do voluntariado corporativo. “Queremos que o ‘DNA social’ da liderança da empresa vá contaminando todos os funcionários”, observa Fischer, que é o presidente do Instituto. “Nos ´próximos anos, queremos ser reconhecidos não apenas como construtores de casas para quem não tem moradia como também protagonistas de transformações sociais nas cidades onde atuamos”, ressalta ele.