Notícias

« Voltar

08/09/16

MRV Engenharia investe em educação e aumenta em 15% a produtividade dos seus trabalhadores

A MRV Engenharia tem motivos de sobra para celebrar o Dia Mundial de Alfabetização, comemorado no dia 8 de setembro. Nos últimos cinco anos, investiu na implantação de 170 escolas de alfabetização/capacitação espalhadas pelos seus canteiros de obras em 19 Estados do  País onde opera. O resultado tem sido bastante positivo, com mais de três mil operários alfabetizados no período, correspondendo a cerca de 20% da sua mão-de-obra. Em Bauru a iniciativa foi lançada neste ano e conta com o apoio do projeto do Centro Educacional para Jovens e Adultos (CEJA).

Segundo o último censo do IBGE, hoje existem 13 milhões de brasileiros que não conseguem escrever seu próprio nome ou ler uma simples frase, representando cerca de 8,5% da população, com 15 anos ou mais. Um dos setores onde as estatísticas são mais gritantes é o da construção civil. Nesse sentido, o esforço da MRV em combater o analfabetismo dos seus operários acaba sendo significativo.

“Queremos que em cada canteiro de obras haja uma escola em funcionamento promovendo a educação e cidadania dos operários que demonstram dificuldades no aprendizado”, explica Eduardo Fischer, presidente da empresa e também do Instituto MRV, criado para promover a transformação social por meio de programas em educação, alicerce para o desenvolvimento de um país. Segundo ele, o projeto Escola Nota 10 amadureceu na companhia e hoje já existem engenheiros comprometidos com a educação dos seus subordinados.  “Isso nos deixa muito orgulhoso porque cada operário alfabetizado é capaz de ser um exemplo na sua família de origem, incentivando outros a fazer o mesmo”, completa ele.

Um diferencial importante deste projeto é que as aulas acontecem durante o horário de expediente. “Percebemos que a evasão dos alunos era menor se o curso fosse dado logo no início da jornada de trabalho”, conta Fischer. “Devido ao esforço físico necessário no trabalho da construção civil, muitos não teriam condições de frequentar as aulas depois de um dia de trabalho”.  

O presidente avalia que o projeto em educação ajudou no aumento da produtividade na empresa.  “A melhoria contínua dos processos construtivos e os investimentos constantes em educação, treinamento e qualificação da nossa mão de obra contribuíram para um ganho de produtividade em torno de 15% nos últimos três anos”, diz ele.
Parcerias - O projeto   conta com parcerias pedagógicas do SESI, das Secretarias Municipais de Educação e de ONGS do setor de educação, que ficam responsáveis pela disponibilização de professores e emissão de certificados de conclusão dos cursos. 

Segundo dados de uma pesquisa amostral feita pela MRV, a maior parte dos estudantes cadastrados no projeto ocupam cargos de servente ou pedreiro de obras. Em sua maioria, são homens (94%) e funcionários contratados diretamente pela empresa. 

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!