Empresa líder da construção no segmento de imóveis econômicos, a MRV Engenharia também está na ponta quando assunto é melhoria das condições de trabalho no setor. Com 22 obras oficialmente incluídas no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, a construtora é a primeira em número de canteiros compreendidos no projeto, segundo informações do site da Secretaria Geral da Presidência da República.
Desde 2013, a empresa já promoveu a adesão de obras de seus residenciais em 15 cidades de quatro estados e no Distrito Federal e a meta é que, até o final do ano, mais sete canteiros de obra tenham aderido ao Compromisso. “Desde que iniciamos esse projeto já percebemos uma mudança na relação com os trabalhadores que está sendo muito positiva. Nos canteiros onde o Compromisso está implantado há uma abertura para o diálogo que permite que os colaboradores tenham acesso direto à empresa e a seus sindicatos”, comentou o diretor de Relações Institucionais da companhia Sérgio Lavarini.
Além do maior número de canteiros no projeto, a MRV Engenharia é a única empresa de construção residencial do país a aderir ao Compromisso. A construtora também tem se empenhado em implantar escolas de alfabetização nas obras, seguindo uma das premissas do pacto, que prevê a qualificação dos trabalhadores. Hoje, são mais de 40 escolas implantadas em canteiros da construtora em todo país.
O Compromisso
Fruto da discussão entre o governo federal, as entidades representativas dos empresários e trabalhadores do setor, o Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção é uma parceria entre as instituições que prevê avanços e inovações nas relações e condições de trabalho, além de assegurar aos trabalhadores direitos fundamentais como saúde, segurança, qualificação e proteção social.
O compromisso passa também por questões de recrutamento, formação e qualificação de trabalhadores. O texto completo bem como os canteiros de obras que aderiram ao pacto estão disponíveis no site da Secretaria Geral da Presidência da República no endereço: http://www.secretariageral.gov.br/