No próximo dia 19 de março, o McDonald´s desligará seus luminosos externos entre 20h30 e 21h30. A iniciativa faz parte do apoio da rede à Hora do Planeta, liderada pelo WWF, que tem como objetivo alertar a população sobre as ameaças do Aquecimento Global.
Essa não é a única ação em que o McDonald’s está engajado quando o tema é sustentabilidade e utilização consciente dos recursos naturais. A rede investe em diversas alternativas que possam contribuir com melhorias no consumo de água e energia elétrica. Por exemplo, com a intensificação do treinamento das equipes e o uso de novos equipamentos, de 2014 para 2015, a economia no consumo de energia elétrica foi de 8 milhões kw/h. Para se ter uma ideia, esse valor seria o suficiente para abastecer quase 50 mil famílias brasileiras por um mês, tendo como base o consumo médio mensal residencial do Brasil no ano passado. (Fonte: Empresa de Pesquisa Energética – em 2015, o consumo residencial médio no Brasil foi de 161,8 kw/h).
A rede também investe em projetos de reuso da água e revisou todos os programas e processos internos, o que colaborou para uma redução média de 17% no consumo de água nos restaurantes. Uma das iniciativas de destaque foi o projeto Natal, que reusa a água condensada do ar-condicionado para fins não-potáveis e gerou uma economia de aproximadamente 25 mil m³ de água. Essa quantia, se fosse água potável, poderia atender às necessidades de 125 mil brasileiros em um dia. (Fonte: ONU – cada pessoa utiliza, em média, 200 litros de água por dia).
Ainda com foco na crise hídrica e conscientização da população, em 2015 o McDonald’s, em parceria com a TNC, utilizou as lâminas de bandeja para informar e dar dicas à população sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.
“O McDonald’s sempre busca colaborar e apoiar causas que estimulem a conscientização, o melhor uso dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade em todas as esferas do sistema, por isso temos orgulho em participar mais uma vez da Hora do Planeta. Assim, mostramos nosso apoio ao movimento e esperamos contribuir para despertar em nossos clientes e colaboradores o interesse pela causa e pela mudança de atitude no dia a dia, além de reafirmar nosso compromisso com o bem-estar coletivo”, afirma Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade do McDonald’s.
Bicicletada Hora do Planeta
A Hora do Planeta é promovida no mundo todo pela Rede WWF, na qual governos, empresas e população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global apagando as suas luzes durante sessenta minutos, entre 20h30 e 21h30. No Brasil, o tema escolhido para esse ano foi “O Futuro Começa Agora” e toda a comunicação gira em torno do mote: Faça por você. Faça pelo planeta.
E para chamar a atenção para a causa e engajar ainda mais a população, algumas cidades brasileiras irão promover passeios ciclísticos no dia 19 de março. São elas: Uberlândia (MG) e Presidente Pudente (SP), além de Osasco e Barueri, ambas na Grande São Paulo. O McDonald’s também entrou nessa parceria e está incentivando seus colaboradores e fornecedores a participarem de mais esta ação de conscientização.
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. Levando em conta dados do fim de 2014, diretamente ou por meio de franquias, a Companhia opera mais de 2.121 restaurantes da marca McDonald’s na região, com mais de 90 mil funcionários atendendo cerca de 4,3 milhões de clientes todos os dias. Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site www.arcosdorados.com/ir
Sobre a Hora do Planeta
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não para de crescer. O que começou como evento isolado, em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 7 mil cidades de 162 países e territórios. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, entre elas, as pirâmides do Egito; a Torre Eiffel, em Paris; a Acrópole de Atenas e – até mesmo – a cidade de Las Vegas já ficaram no escuro durante sessenta minutos. No Brasil, a Hora do Planeta acontece oficialmente desde 2009. Promovido pelo WWF-Brasil, o movimento reúne cidades, empresas e pessoas em todas as regiões do país.