A partir de novembro, todas as embalagens de McFish receberão o selo azul do Marine Stewardship Council (MSC), programa de certificação mundial líder em pesca sustentável de frutos do mar. A certificação conquistada pelo McDonald’s Brasil garante que o peixe utilizado no McFish é rastreado desde a sua pescaria e segue todas as normas globais do MSC. O selo indica também que o meio ambiente é respeitado em cada etapa: desde os pescadores, frigoríficos, distribuidores, até chegar à mesa do consumidor.
Todos os processos seguem rigorosos padrões. Chegando à fábrica, o peixe passa por um processo de seleção e limpeza. Em seguida, são cortados no formato, empanados e congelados. O transporte até os restaurantes é feito em caminhões climatizados que garantem a preservação do produto. O preparo é feito em uma mistura de óleos de milho, soja e algodão, livre de gordura trans, o que garante a qualidade e crocância do alimento, sem riscos para a saúde.
“Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com uma produção baseada em boas práticas ambientais e sociais. Buscamos constantemente esse aprimoramento, a fim de manter a qualidade dos produtos oferecidos a nossos consumidores e atuar de forma transparente, operando de maneira sustentável em todos os processos”, explica Celso Cruz, diretor de Supply Chain da Arcos Dorados.
“Parabenizamos o McDonald’s do Brasil pela conquista da certificação MSC e de seus esforços para apoiar práticas de pesca sustentáveis”, afirma Geoff Bolan, diretor comercial da região das Américas do Marine Stewardship Council. "Ter o selo MSC nas embalagens de McFish nos mais de 830 restaurantes da rede no Brasil contribuirá significativamente para a missão da MSC de usar seu programa de certificação e selo ecológico para reconhecer e premiar práticas de pesca sustentáveis, influenciando as escolhas que as pessoas fazem ao comprar frutos do mar”, avalia.
Com sabor leve e harmonioso, graças à deliciosa combinação de filé de merluza empanada, queijo, molho tártaro e um macio pão de hambúrguer aquecido no vapor, o McFish caiu nas graças do público brasileiro. Com uma clientela fiel, o Brasil é o único país da América Latina em que o sanduíche é um item fixo no cardápio da rede.
Sobre o McFish
O McFish surgiu em Cincinnati, nos Estados Unidos, em 1962, para atender os consumidores no período da abstenção religiosa. Seu criador, Lou Groen, era proprietário do primeiro McDonald’s da região. Na cidade, 87% dos habitantes eram católicos e, por isso, todos os anos durante a quaresma o local ficava vazio. Para atender aos seus clientes mais assíduos, o proprietário criou o McFish e levou a ideia para a matriz. Só no primeiro dia de comercialização do produto, mais de 350 sanduíches foram vendidos. Há exatos 52 anos após sua criação, o McFish continua fazendo sucesso e hoje é consumido por cerca de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro.
Sobre a Marine Stewardship Council
O Marine Stewardship Council (MSC) é uma organização internacional sem fins lucrativos criada para ajudar a transformar o mercado de frutos do mar em um mercado sustentável. No total, mais de 340 pescarias estão envolvidas no programa MSC, com mais de 240 certificadas, mais de 100 passando pela avaliação completa e de 40 a 50 na pré-avaliação. Isso representa mais de 10% do total global anual de pesca de captura selvagem. Em todo o mundo, mais de 25 mil produtos do mar, que podem ser rastreados até suas pescarias sustentáveis certificadas, carregam o rótulo ecológico MSC. Para mais informações sobre o trabalho do MSC, por favor visite www.msc.org ou siga-nos no Twitter (MSCecolabel) e Facebook (Facebook.com/MSCecolabel).