No próximo dia 6 de novembro, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer recebe os McAmigos João e Vera Naves e representantes do McDonald’s para a entrega oficial da arrecadação do McDia Feliz 2014. A maior campanha nacional em prol de crianças e adolescente. Em Ribeirão Preto, o GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer- receberá mais de R$ 312 mil para a compra de um veículo e para os programas de Apoio Integral à Criança e Adolescente com Câncer e de Apoio Psicológico Nutricional, Fisioterápico, Odontológico e Ortodôntico Corretivos, três dos projetos selecionados neste ano.
O novo veículo será utilizado para transporte das crianças e adolescentes em tratamento, no amparo para a reinserção escolar e na compra de medicamentos, além de acompanhamento com diversos profissionais da saúde, como fisioterapeutas e dentistas, para proporcionar melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes em tratamento do câncer.
Para o casal João e Vera Naves, da RTE Rodonaves, padrinhos da campanha em Ribeirão Preto, o resultado foi surpreendente. “Estamos muito satisfeitos em ter feito parte desse trabalho em 2014. Poder contribuir com uma campanha séria e que atua junto a uma causa tão especial quanto o câncer infantil é um privilégio. Agradeço a oportunidade e o apoio de todos os colaboradores, amigos e parceiros”, declara Vera.
João Naves reconhece que o valor arrecadado é fruto do engajamento de cada voluntário ribeirão-pretano. “Esse resultado só é possível graças ao trabalho de muitas pessoas e empresas, que além de contribuírem com doações e com o patrocínio de camisetas, comparecem no dia da campanha nos restaurantes, comprando o tíquete e incentivando os demais clientes também a participar”, destaca João Naves.
O McDia Feliz é o dia de maior movimento no ano nos restaurantes da rede McDonald’s. Para se ter uma ideia, foram vendidos em todo o país 1.789.710 sanduíches Big Mac, que tiveram seus valores (menos impostos) revertidos para a causa do câncer infantojuvenil. Também somaram para o sucesso do McDia Feliz a venda de produtos promocionais desenvolvidos pelas instituições beneficiadas, como camisetas e canecas, além de doações de pessoas físicas e jurídicas.
A campanha anualmente desperta a atenção de toda a sociedade para a maior causa de morte por doença entre crianças e jovens de 5 a 19 anos. Com a arrecadação da edição 2014, 73 projetos de 57 instituições de todo o Brasil receberão recursos que irão beneficiar mais de 30 mil crianças e adolescentes em tratamento oncológico e seus familiares. Desde 1988, mais R$ 190 milhões já foram arrecadados com a campanha.
A destinação e utilização dos recursos são acompanhadas pelo Instituto Ronald McDonald, além de passar por auditorias que atestam a transparência do processo. Todas as informações sobre arrecadação e destinação de recursos são disponibilizadas nos Relatórios Anuais de Atividades, disponíveis no site www.instituto-ronald.org.br.