Um concurso cultural inédito vai unir conhecimento com alta gastronomia e experiência internacional. Resultado da parceria entre o Restaurante Madero e a World Study, o concurso Sobremesa Premiada vai oferecer uma bolsa de estudos no valor de R$ 55 mil na mais conceituada escola de culinária do mundo, a Le Cordon Bleu. O curso, com duração de um ano e foco em pâtisserie, será ministrado na filial da escola na Austrália.
Para participar é preciso produzir um vídeo mostrando o preparo de uma receita de sobremesa. As receitas selecionadas pelo júri, que tem à frente a chef pâtissière dos restaurantes Madero e Durski, Laysa Durski, serão levadas para votação do público pela internet.
“A ideia é valorizar o talento dos participantes e estimular a criatividade e a inovação no preparo das receitas. A sobremesa precisa ter um toque pessoal que valoriza o produto final”, define Laysa, que obteve formação na própria Le Cordon Bleu, em primeiro lugar, em 2012. Como chef pâtissière do restaurante Madero, Laysa já teve suas sobremesas reconhecidas nos prêmios das revistas Veja Comer & Beber e Bom Gourmet em Curitiba.
“O objetivo desse concurso é promover a alta gastronomia no Brasil por meio de uma experiência de intercâmbio significativa, contribuindo também para a formação de profissionais da área”, explica a diretora da organização de educação intercultural World Study, Marina Bertoldi.
O país escolhido pela World Study, que leva mais de cinco mil alunos ao exterior anualmente, tem algumas características próprias que ajudam na experiência. “A legislação da Austrália permite que o aluno trabalhe enquanto estuda. Além disso, a pessoa poderá contar também com a facilidade do idioma, o inglês, língua falada no país”, complementa. O regulamento do concurso e mais informações podem ser obtidos no site www.restaurantemadero.com.br/sobremesapremiada