O Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC) promove no próximo dia 17 de setembro, quinta-feira, em Goiânia (GO), seu 23º encontro para discutir avanços, desafios e oportunidades na atividade de irrigação canavieira. Desta vez, o evento acontece na Escola de Agronomia da Universidade Federal do Goiás (EA-UFG) e deve reunir cerca de 100 participantes entre técnicos, especialistas, produtores, estudantes e profissionais ligados ao segmento.
O tema principal do 23º encontro será a construção de barramentos, seus benefícios e dificuldades, abordando desde o planejamento até a construção e custos. Com a coordenação de Patrick Francino, Gestor Coorporativo de Irrigação do Grupo Jalles Machado S/A e presidente do GIFC, o evento tem em sua programação palestras, apresentação de patrocinadores, divulgação do II IRRIGACANA, debate e uma visita técnica à barragem da UFG.
Após a abertura oficial, às 9h os participantes assistirão à apresentação “Quais os Passos para Fazermos Reserva de Água”, do professor Adão Wagner Pego Evangelista Adão, da UFG. Em seguida, às 9h40, Bento de Godoy, da SEMARH - Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, ministrará a palestra “Quais as etapas e prazos para obtermos Outorgas de Barragens para Irrigação”.
Após o coffee break e a apresentação do patrocinador, o encontro sediará, às 11h, a palestra do Coordenador Geral de Desenvolvimento de Instrumentos de Política de Irrigação da Secretaria Nacional de Irrigação, Cristiano Egnaldo Zinato, com o tema “Utilidade Pública e Interesse Social dos Barramentos para a Agricultura Irrigada”; às 11h30 haverá apresentação de case de sucesso com estudo e construção de barramentos; e às 12h Joselito Bonifácio Oliveira, representante do BNDES, ministrará palestra sobre “Modelo de Financiamento de Barragens para Irrigação de Médios e Grandes Produtores”.
O evento ainda contará com um debate final, seguido de almoço e visita técnica à barragem da UFG. “Pretendemos criar e responder perguntas sobre o uso de barramentos na agricultura irrigada de cana de açúcar, que serão incorporadas ao manual de dúvidas sobre irrigação criado pelo GIFC”, afirma Patrick Francino.
Com vagas limitadas, as inscrições para o 23º Encontro do GIFC podem ser realizadas no local, das 8h às 8h30, ou previamente até o dia 16 de setembro. Basta enviar um e-mail solicitando a inscrição para contato@gifc.agr.br ou entrar em contato pelo telefone (16) 3602-0900. Os interessados em se associar ao grupo podem realizar o cadastro gratuitamente pelo site www.gifc.agr.br.
Sobre o GIFC
Sediado em Ribeirão Preto (SP), o Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar - GIFC é o primeiro grupo do gênero organizado no Brasil. Criado em 2012, o grupo promove a troca de informações e experiências por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outras iniciativas. Entre os associados estão representantes de mais de 20% das unidades em operação no País. Participam dos encontros realizados pelo GIFC produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar.
A sustentação financeira do GIFC se dá por meio de patrocínio de empresas fabricantes de sistemas e acessórios de irrigação, bem como de serviços ligados à irrigação. São elas: Bayer Crop Science, NaanDanJain, IrrigaBrasil, Raesa, Valley, Agrichem, Alvenius, Basf, Fockink, Irriga Engenharia, Joplas Sudeste, Metos Brasil, Netafim, Petrofisa e Hidro Ambiental.
Serviço
23º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar
Data: 17/09/2015 (quinta-feira)
Início: 8h00
Local: Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA-UFG) / Auditório “Centro de Excelência em Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar”
End.: Campus II - Samambaia / Rod. Goiânia-Nova Veneza Km 0 / Fone: (62) 3521-1530
Programação e mais informações: www.gifc.agr.br