Notícias

« Voltar

02/03/15

Ícone da cultura pop, musa do design e estrela de cinema: a garrafa de coca-cola faz 100 anos de idade

Um design tão distinto que poderia ser reconhecido apenas pelo toque e tão exclusivo que poderia ser identificado mesmo estilhaçado no chão.  Esse foi o resumo para a criação da garrafa de Coca-Cola, que faz 100 anos este ano. Para comemorar esse importante marco, a Coca-Cola Company está lançando um conjunto de ações que vai durar o ano todo e incluirá novas propagandas, uma música e uma série de exposições de arte com trabalhos de alguns dos artistas contemporâneos mais importantes do mundo, incluindo Andy Warhol, Norman Rockwell e Peter Blake. A exposição visitará mais de 15 países e viajará mais de 100.000 quilômetros ao redor do mundo em 2015 e no Brasil, a mostra itinerante será aberta ao público em 1º de junho.

Nascida em 16 de novembro de 1915, a garrafa de Coca-Cola foi criada pela Root Glass Company em Terre Haute, Indiana.  Com suas inconfundíveis curvas e seu contorno distinto, a garrafa tornou-se um ícone global, inspirando um século de momentos memoráveis em filmes, na história social, no design e nas artes.

"Desde sua criação em 1915, a garrafa de Coca-Cola já atingiu o status de ícone, como símbolo de frescor e alto astral, e continua sendo um importante ativo de nossa empresa até hoje", disse Marcos de Quinto, diretor executivo de marketing da Coca-Cola Company.  "As comemorações, que serão realizadas em mais de 130 países, são nosso convite aos consumidores de todo o mundo, para que compartilhem o valor de uma Coca-Cola bem gelada."
 
A comemoração global Coke Bottle 100 ganhará vida por meio de uma série de elementos, incluindo:

The Coca-Cola Bottle: An American Icon at 100 - exposição de arte no High Museum of Art em Atlanta, Geórgia (EUA).
The Coca-Cola Bottle: Inspiring Pop Culture for 100 Years - tour de arte itinerante
14 novos filmes para televisão e digitais
Kissed By - peças impressas e mídia exterior com celebridades icônicas
Nobody Like You - nova música composta pelo artista em ascensão Francesco Yates 
Kiss The Past Hello - um livro publicado pela Assouline com imagens clássicas e contemporâneas da garrafa
Aplicativo Story of the Coca-Cola Bottle - jornada interativa pelos arquivos da Coca-Cola em Atlanta para consumidores

O High Museum of Art, em colaboração com a Coca-Cola Company, apresentará The Coca-Cola Bottle: An American Icon at 100, uma exposição que saúda a garrafa da Coca-Cola e seu lugar especial no mundo das artes, do design e do comércio ao longo dos últimos 100 anos.  Pela primeira vez, duas pinturas originais da garrafa de Coca-Cola feitas por Andy Warhol serão exibidas, ao lado de mais de 100 trabalhos artísticos e fotografias da garrafa. A exposição, que incluirá também protótipos e croquis originais da garrafa, estará aberta ao público de 28 de fevereiro a 4 de outubro de 2015, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Uma mostra de arte viajante, The Coca-Cola Bottle Art Tour: Inspiring Pop Culture for 100 Years, levará os consumidores em uma jornada multissensorial exclusiva, apresentando uma variedade de trabalhos artísticos tendo como tema a garrafa de Coca-Cola, artefatos históricos e experiências interativas que demonstram o papel da garrafa de Coca-Cola na arte e na cultura popular. A exposição visitará mais de 15 países e viajará mais de 100.000 quilômetros ao redor do mundo em 2015. No Brasil, a mostra itinerante será aberta ao público em 1º de junho.

O legado da garrafa de Coca-Cola será explorado em 14 filmes exclusivos para a televisão e digitais que serão apresentados globalmente em 2015. Um anúncio criado pela Ogilvy & Mather Paris conta a épica história da criação da garrafa de Coca-Cola, narrada por um rapaz ao seu irmão mais novo.  A garrafa viaja por terras distantes e cenários curiosos, cativando a imaginação do menino, que escuta a narrativa com atenção.  É ao longo dessa jornada que a garrafa obtém suas características exclusivas — suas curvas icônicas, seus sulcos e sua faixa vermelha — e vai sendo preenchida com Coca-Cola bem gelada, até terminar sua viagem de volta, nas mãos do irmão mais velho, que, enfim, desfruta da bebida. Os outros 12 anúncios foram criados pela Ogilvy & Mather Paris e pela Wieden + Kennedy Portland.

"Nobody Like You" é a nova música composta para a comemoração da garrafa de Coca-Cola pelo cantor e compositor canadense de 19 anos Francesco Yates.  Originalmente descoberto por Pharrell Williams, Yates hoje tem contrato assinado com a Atlantic Records.  A letra da música conta uma história de amor tradicional e é uma ode ao formato contour da garrafa de Coca-Cola e ao valor dos momentos compartilhados.  "Nobody Like You" estreia hoje nas rádios americanas e está disponível para download digital. A música será ouvida também em anúncios da Coca-Cola na televisão ao longo de 2015.

As celebridades icônicas Marilyn Monroe, Elvis Presley e Ray Charles juntam-se na comemoração global "Kissed By", em mídia digital para mobiliário urbano.  As imagens mostram as estrelas sendo "beijadas" pela garrafa de Coca-Cola, uma experiência compartilhada por gerações nos últimos 100 anos.  Entre as gravações no Estúdio 1 da RCA Victor, em Nova York, Elvis Presley, o rei do rock n' roll, toma uma Coca-Cola. Durante essa sessão de gravação, em 2 de julho de 1956, Elvis e sua banda fizeram história na música, gravando as trilhas originais de "Hound Dog" e "Don’t be Cruel". Durante todo o ano, mercados locais vão alavancar ainda mais a ação "Kissed By", apresentando celebridades do mundo moderno e ícones da música.

A Coca-Cola, em parceria com a editora francesa Assouline, vai lançar um livro, com edição limitada, destacando a rica história da garrafa de Coca-Cola, intitulado Kiss the Past Hello. Em adição a trabalhos artísticos famosos tendo como tema a garrafa deCoca-Cola, a Coca-Cola Company convidou artistas e designers contemporâneos do mundo todo para reinterpretar a garrafa com suas próprias assinaturas estéticas. O resultado é uma impressionante variedade de trabalhos de arte "misturados", que serão exibidos no livro a ser lançado em março de 2015. 

Para compartilhar essa rica herança com os consumidores de forma contemporânea, a companhia criou uma jornada interativa por meio do aplicativo Story of the Coca-Cola Bottle, que leva aos bastidores dos arquivos da Coca-Cola dentro da sede da empresa em Atlanta, apresentando histórias sobre a marca e a garrafa. O aplicativo gratuito estará disponível para Apple e Android.

Ao longo do ano, o Coca-Cola Journey atuará como centro de todo o conteúdo de comemoração do centenário, fornecendo um destino único para que os consumidores experimentem as ações.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!