Notícias

« Voltar

13/05/13

IAC APRESENTA A VANGUARDA DA CANA-DE-AÇÚCAR PARA OS PARTICIPANTES DO PRÉ-CONGRESSO DA ISSCT

Ribeirão Preto, maio de 2013 – Os participantes internacionais do Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists) irão conhecer Centros de pesquisa brasileiros que são referências em todo mundo. Entre eles, está o Centro de Cana IAC-APTA – Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Cana, do Instituto Agronômico (IAC), sediado em Ribeirão Preto–SP. As visitas fazem parte da programação do Pré-Congresso, que será realizado nos dias 20 e 21 de junho. 

O Pré-Congresso, juntamente com o Pós-Congresso e a Exposição Internacional, é um dos destaques da programação da 28ª edição do ISSCT, que acontece entre os dias 24 a 27 de junho de 2013, no Transamérica Expo Center em São Paulo-SP. O Pré-Congresso levará os participantes internacionais para conhecer cinco usinas e dois Centros de pesquisa localizados no interior de São Paulo e de Minas Gerais. A ideia é mostrar in loco como funciona a agroindústria sucroenergética e também apresentar a tecnologia científica brasileira, considerada referência mundial.

O Centro de Cana IAC-APTA possui um programa voltado para a pesquisa e desenvolvimento de cana que é dividido em projetos de conhecimento, entre eles: melhoramento genético, ciências do solo, fertilidade e nutrição de plantas, fitossanidade, biotecnologia, bioclimatologia, fitotecnia, estatística, engenharia agrícola e economia.  De acordo com Marcos Landell, diretor do Centro de Cana, receber os estrangeiros é uma oportunidade de promover o intercâmbio de informações com outros países e, quantos aos brasileiros, estreitar ainda mais o relacionamento e vislumbrar novos horizontes para o setor. “O congresso reúne a excelência técnica da cultura da cana-de-açúcar mundial. É muito interessante a promoção das instituições para aproximar esse público e estimular a troca de conhecimento”, afirma Landell. 

Referência em cana

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer uma instituição de pesquisa que é referência em todo mundo, responsável pelo desenvolvimento de cultivares de cana com alto teor de sacarose, oriundas de estratégia de seleção regional em diferentes “sites” da região Centro-Sul do Brasil. Segundo Marcos Landell, essas cultivares são diferenciadas por apresentarem ótima produtividade e por serem bem adaptadas ao plantio e à colheita mecanizada, atendendo a todos os períodos de colheita da safra: outono, inverno e primavera. Durante a visita, serão apresentadas as atividades do Laboratório de Biotecnologia e da biofábrica, da Câmara de Fotoperíodo, do Núcleo de produção de MPB (muda pré-brotada) e as variedades selecionadas pela produção de biomassa (cana energia). 

O Laboratório de Biotecnologia abrange as áreas de sequenciamento de DNA, microscopia, diagnóstico molecular, expressão gênica e transformação de plantas. No Núcleo de produção da MPB (muda pré-brotada), o visitante poderá ver as etapas do processo que possibilita a redução significativa de cana utilizada para formação de viveiros e replantio. Já com a Câmara de Fotoperíodo possibilita-se a indução do florescimento em condições ótimas e também a sincronização do florescimento de parentais desejáveis que não florescem num mesmo momento. E ainda será visitado o campo com variedades e clones que visam a maior produção de biomassa, a cana do futuro, conhecida também como cana energia, que tem alto teor de fibra e maior produção de biomassa, desenvolvida especialmente para a produção de etanol de 2ª geração.

Ainda de acordo com Marcos Landell, os visitantes também poderão conhecer o museu vivo de variedades com os tipos de canas lançadas nos últimos 15 anos, entre elas as mais recentes, que em testes de potencial biológico, conseguem atingir acima de 300 t/ha, com cerca de seis metros de altura.  

A programação do Pré-Congresso da ISCCT abrange visitas a entidades de pesquisa e às áreas agrícola e industrial de usinas localizadas nas regiões de Ribeirão Preto e Piracicaba, tendo como destinos a Agro Pastoril Paschoal Campanelli, a Usina Alta Mogiana, a Usina Bonfim, a Usina São Manoel e a Usina Paraíso-Amyris e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Como participar 

A filiação ao ISSCT é obrigatória para participar de qualquer atividade do congresso, seja como expositor ou congressista. Essa afiliação é renovada a cada três anos, por ocasião da realização do congresso e é feita online, diretamente no site do ISSCT-. www.issct.org.

Informações sobre a exposição podem ser adquiridas pelo telefone 16-2132.8936 ou por email tamires.cirilo@reedmultiplus.com.br; sobre o congresso pelo telefone 19-3433.3311 ou email stab@stab.org.br.

Serviço:
Congresso e Exposição ISSCT 2013 
Data: 24 a 27 de junho de 2013
Hora: Exposição: 9h às 19h ; Congresso: 8h às 17h;  
Local:   Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro/SP
www.issct2013.com.br 
Pré Congresso: 20 e 21 de junho 
Pós Congresso: 28 e 29 de junho de 2013 

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!