No Brasil, apenas cerca de 5% dos hospitais possuem algum sistema de acreditação, ou seja, chancela de que a instituição opera dentro de padrões estabelecidos de qualidade e segurança. O Hospital Especializado de Ribeirão Preto é um deles, acreditado pela primeira vez em 2013 e com selo de qualidade renovado em 2015. No mês passado (julho), a instituição passou por uma nova auditoria do IQG - Instituto Qualisa de Gestão que confirmou a manutenção do selo após avaliar os processos clínicos, cirúrgicos e medicamentosos.
Isto significa que o Hospital Especializado atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Trata-se do nível 1 (Acreditado), mas o objetivo agora é atingir em 2017 um novo degrau de qualidade que apresenta gestão integrada (Acreditado Pleno), com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
O IQG é uma instituição acreditadora credenciada da ONA, a Organização Nacional de Acreditação. Fundada em 1999, a entidade não governamental e sem fins lucrativos certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Utiliza metodologia reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
O processo de acreditação ocorre de forma voluntária, ou seja, é o hospital, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. “A busca da qualidade é um caminho sem volta na saúde e estamos empenhados em aprofundar este processo”, afirma Daniel Lazo, microcirurgião e diretor do Hospital Especializado.
O Hospital Especializado de Ribeirão Preto (www.hospitalespecializado.com.br), fundado em 1994, e sua equipe multidisciplinar de cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões da mão, microcirurgiões e cirurgiões de câncer têm trabalhado em conjunto atingindo resultados significativos do ponto de vista funcional e estético. Transformou-se num dos poucos centros médicos do país a atuar nesta área de alta complexidade, consolidando-se também como referência em toda a região de Ribeirão Preto e interior de São Paulo e do Brasil.