O Hospital de Câncer de Barretos e o Instituto Ronald McDonald lançaram na última sexta-feira, 20 de março, a pedra fundamental da Casa Ronald McDonald Barretos. Com a presença de Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, Rubens Fragoso, Embaixador do Instituto Ronald McDonald na região e franqueado McDonald’s em São José do Rio Preto e Catanduva, Henrique Prata, diretor geral do Hospital de Câncer de Barretos, membros da equipe médica, voluntários e pacientes do Hospital, a solenidade destacou a importância do acolhimento durante o tratamento do câncer infantojuvenil e apresentou aos presentes o projeto que apresenta muitas novidades. A expectativa é que a Casa Ronald McDonald Barretos seja inaugurada em 2016.
Esta é mais uma iniciativa internacional da Ronald McDonald House Charities no Brasil, representada no país pelo Instituto Ronald McDonald. Depois de inaugurar em Barretos, no ano de 2012, o Espaço da Família Ronald McDonald, que oferece conforto e acolhimento a pais e pacientes durante a estadia no Hospital, é a vez da cidade receber uma unidade da Casa Ronald McDonald.
De acordo com Francisco Neves, quando o paciente fica hospedado em uma Casa Ronald McDonald evita-se que a criança ou o adolescente interrompam o tratamento, pois a casa de apoio provê toda a ajuda necessária para a estadia na cidade, além de funcionar como um grupo de suporte para pais e pacientes lidarem melhor com a doença. “Todas as Casas Ronald McDonald disponibilizam, de forma gratuita, alimentação, transporte e apoio psicossocial para que as famílias de pacientes possam aderir integralmente ao tratamento do câncer”, explica o superintendente do Instituto Ronald McDonald.
O embaixador do Instituto Ronald McDonald para a região e franqueado da rede em São José do Rio Preto e Catanduva, Rubens Fragoso, destaca que todo o projeto está baseado na preocupação em manter a família unida. “Serão oferecidos cursos de especializações para o pai, que terá emprego durante o período em que seu filho estiver em tratamento”, complementa Rubens.
Atualmente há seis unidades em funcionamento no Brasil: Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), São Paulo/Moema (SP), Campinas (SP), Belém (PA) e Jahu (SP). Até 2016, está previsto que a cidade de São Paulo receba uma nova unidade, com a inauguração da Casa Ronald McDonald São Paulo/Itaquera.
Inovação no acolhimento
Para garantir todo o conforto que os jovens pacientes merecem, a casa de apoio terá uma área construída de 3.262,72 m², contará com 32 apartamentos e o apoio de voluntários. A Casa Ronald McDonald Barretos possui conceitos inéditos: a nova unidade será a maior casa de apoio do país e receberá pacientes com acompanhantes, além de outros membros da família. Ou seja, a expectativa é acolher 36 crianças e adolescentes em tratamento e 104 acompanhantes. Esta iniciativa permitirá que pais, filhos e familiares permaneçam unidos durante todo o tratamento.
Outra novidade será a disponibilização de apartamentos projetados especialmente para as populações indígenas, que possuem seus próprios costumes. Os apartamentos (feminino e masculino) terão camas e redes, e a. cobertura lateral será realizada com palha para simular uma oca. Além disso, os quartos ficarão próximos de uma mata nativa existente no terreno da obra.
Considerado um dos maiores centros de tratamento oncológico do mundo, o Hospital de Câncer de Barretos conta com 380 médicos e 3,5 mil funcionários. O hospital recebe cerca de 10 mil novos casos da doença todos os anos. Em 2014 foram realizados 740.069 atendimentos, sendo 129.550 pacientes vindos de 1.756 cidades de todos os estados do país - um recorde de cobertura.
O valor total da obra é de R$ 9.061.495,01. Ao todo serão investidos pelo Instituto Ronald McDonald R$ 5.000.000,00 na construção e mobília da Casa Ronald McDonald Barretos. O valor é oriundo de doações por meio de campanhas como o McDia Feliz e Cofrinhos (recipientes posicionados nos caixas da rede McDonald’s nos quais clientes depositam doações) e do Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald, que anualmente reúne praticantes do esporte em benefício da causa do câncer infantojuvenil.
Sobre a Casa Ronald McDonald no Brasil
O Programa Casa Ronald McDonald é uma iniciativa global criada pela Ronald McDonald House Charities, sistema internacional presente em mais de 50 países. O objetivo do programa é oferecer mais qualidade de vida e bem-estar às crianças e adolescentes. No Brasil o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e conta atualmente com seis unidades nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Santo André (SP), Campinas (SP), Jahu (SP) e Belém (PA).
As Casas oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades. A unidade do Rio de Janeiro foi a primeira Casa Ronald McDonald da América Latina, inaugurada em 1994. Já as demais instalações brasileiras foram implantadas em 2007, nas cidades de São Paulo e Santo André (SP), em 2010, em Campinas (SP), em 2012 Belém (PA) e Jahu (SP).
Sobre o Hospital de Câncer de Barretos
Excelência em oncologia, o Hospital registra 4,1 mil atendimentos/dia, 100% Sistema Único de Saúde (SUS). Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização, o grande diferencial da instituição. O Hospital fechou o ano de 2014 com 740.069 atendimentos realizados a 129.550 pacientes vindos de 1.756 municípios de todos os estados do país - um recorde de cobertura. Além disso, reúne 380 médicos e mais de 3.500 funcionários.