A Associação dos Membros do Grupo de Luta Pela Vida é uma das instituições selecionadas para a carteira de projetos do Programa Atenção Integral em 2014. O programa, coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, tem como objetivo identificar as demandas prioritárias na área de oncologia pediátrica e destinar recursos para a melhora do atendimento e suporte às famílias em todas as regiões do país. Ao todo, 81 projetos de 59 instituições em 21 estados serão beneficiados este ano.
O custeio da fase dois da ampliação da quimioterapia pediátrica é um dos projetos selecionados, que receberão recursos arrecadados por meio de eventos e/ou campanhas do Instituto Ronald McDonald. O projeto consiste no investimento em melhorias e expansão do setor de tratamento quimioterápico de crianças e adolescentes.
Segundo Francisco Neves, Superintendente do Instituto Ronald McDonald, muitas famílias serão beneficiadas. “Por meio do programa estima-se que 30 mil crianças, adolescentes e familiares recebam apoio para enfrentar e vencer o câncer”,comemora Francisco.
O Instituto Ronald McDonald recebeu 100 propostas das instituições de apoio à criança e ao adolescente com câncer que fazem parte do cadastro. Entre os meses de março e abril, ocorreu a etapa de análise das propostas pelos Conselhos Científico e Executivo do Instituto Ronald McDonald, que selecionaram 81 projetos. Confira a lista completa da carteira de projetos 2014 beneficiados pelo Programa Atenção Integral no site: www.instituto-ronald.org.br
Sobre o Programa Atenção Integral
Lançado em 2004 com o apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), o Programa Tsuru foi a primeira importante iniciativa do Instituto Ronald McDonald para identificar as demandas prioritárias na assistência oncológica pediátrica no Brasil. Em 2009, o Instituto Ronald McDonald utilizou conceitos e princípios balizados pelas Portarias do Ministério da Saúde relativas à Política Nacional de Atenção Oncológica para a reestruturação do Programa com o nome Atenção Integral. Estas portarias se baseiam na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1990), além de documentos e recomendações de instituições brasileiras e internacionais.
15 anos do Instituto Ronald McDonald
O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Com 15 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. Desde 1999, R$100 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, e foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. Cerca de 2,8 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 15 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald.