A Trupe de Circo e Teatro Os Profiçççionais estreia este mês um novo espetáculo, que tem como ponto de partida o desejo de fazer do espaço urbano um campo de experimentação artística. “Palhaço Bom é Palhaço Morto: água que escorre pela lona não é água de salsicha” será apresentado, de forma gratuita, nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de agosto e 2, 3 e 4 de setembro no bairro Vila Brasil, periferia de Ribeirão Preto. Indicação 18 anos.
Para assistir ao espetáculo, serão disponibilizadas vans para transporte gratuito, ida e volta, com saída da Rua José Bonifácio, 59, centro, meia hora antes do início da peça. É necessário confirmar presença pelo link - http://migre.me/uz3WE. O espetáculo é itinerante e segue um percurso de aproximadamente 1.400m, com início na Rua Pouso Alegre, próximo ao número 153, e término na Rua Taubaté, 3170.
Serão compartilhadas com o público experiências reais do grupo Os Profiçççionais e do diretor, Fausto Ribeiro, com os habitantes do bairro Vila Brasil.
O espetáculo narra a experiência de três palhaços que invadem na calada da noite a cidade e realizam sua “despedida final”. O palco é a Vila Brasil, local rodeado de indústrias e de pessoas invisíveis. O som ou trilha sonora são os aviões que pousam e decolam. À medida que a peça/experiência segue seu percurso pelas ruas e casas, nota-se o quanto os habitantes daquele local estão desprovidos do olhar do Estado, ou melhor, como foram esquecidos por ele.
Durante o trajeto que o espetáculo percorre, são reveladas as características da comunidade: as drogas, os travestis, as garotas de programa, a favela, os motéis e a indústria. “Um bairro tal como canta Chico em “Geni e o Zeppelin” feito pra “cuspir”, descartável. Uma realidade durante o dia e outra silenciosa na noite”, comenta Fausto Ribeiro, diretor da peça.
“A ocupação do bairro Vila Brasil é também considerada por nós um ato político, pois dá voz a um local com pouca visibilidade do poder público, um local invisível com pessoas invisíveis ou que a sociedade insiste em fechar os olhos para as suas existências”, revela André Doriana, integrante do grupo Os Profiçççionais.
As apresentações contam com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado de Cultura - Prêmio de Ação Cultural (ProAC) – 2015.
Serviço:
Espetáculo: “Palhaço Bom é Palhaço Morto: água que escorre pela lona não é água de salsicha”
Dias: 20, 21, 26, 27 e 28 de agosto e 2, 3 e 4 de setembro
Horários: sextas-feiras e sábados às 18h30 e domingos às 18h
Classificação: 18 anos
Obrigatório o uso da van.
Saída da van: 30 min antes do espetáculo – Rua José Bonifácio, 59, centro
Início do espetáculo na Rua Pouso Alegre, altura do nº 153