Últimos dias para conferir a exposição que revive a história de Ribeirão Preto através de memórias e relatos de seus cidadãos. A mostra “História do Dia – As memórias de Ribeirão Preto pela trajetória de seus personagens” fica até quarta-feira, dia 12 de setembro, no Setor Terra Vermelha do RibeirãoShopping.
A iniciativa faz parte do projeto “História do Dia” da jornalista Daniela Penha. Os relatos são de personagens de todo tipo, que fazem parte da história de Ribeirão Preto, como artistas, mães, vendedores ambulantes, médicos, gente comum. Entre os personagens da exposição estão o Geraldo da sorveteria, João garapeiro, Francesco da Bella Sicília, Sílvio, o carteiro mais antigo do setor de entregas dos Correios, Leôncio, o irmão bombom, Wellington, o Michael Jackson de Ribeirão, Niltão, médico ortopedista cego, Kelly, que tira pneus das ruas de Ribeirão e transforma em arte, Padre Jô, o capelão dos hospitais, Carmem, que faz roupinhas para bebês de UTI, Mãe Neide, Kelsen, Rosa Cosenza, Kaxassa, Vilmar, vendedor da Avenida Francisco Junqueira, Sheila Dutra, da ONG Fada etc.
A exposição reúne 20 histórias narradas nas vozes de grandes jornalistas da cidade: João Carlos Borda, Chico Ferreira, Regis Martins, Coelho, Rosana Zaidan, Sandra Lambert. E na voz da autora, Daniela Penha. Os visitantes também podem interagir com os objetos que fazem parte das histórias contadas e ainda assistir aos vídeos sobre o cotidiano desses personagens.
O projeto “História do Dia”, que existe desde fevereiro de 2017, tira do anonimato as histórias fantásticas das pessoas comuns. Já são mais de 230 relatos, de personagens de todo tipo, que podem ser conferidos no portal www.historiadodia.com.br. A iniciativa se transformou em um livro – “Historia do Dia – Um olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas” -, lançado pela editora Outras Palavras durante a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.