“O emprego dos retalhos livres em pacientes queimados: experiência de 378 retalhos em 360 pacientes”, de autoria do cirurgião plástico Daniel Lazo e equipe do Hospital Especializado de Ribeirão Preto, venceu o Prêmio “Raul Couto Sucena”, conferido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) ao melhor trabalho em 2016 sobre queimaduras. A premiação ocorreu durante o 53º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, o maior do mundo em seu segmento, promovido de 11 a 14 de novembro em Fortaleza (CE).
Com a conquista, Daniel Lazo e a equipe do Hospital Especializado conquistam pelo terceiro ano consecutivo um importante prêmio de cirurgia plástica de repercussão nacional e internacional, atestando a qualidade e o avançado padrão de procedimentos cirúrgicos estabelecido pela instituição de Ribeirão Preto em microcirurgia reconstrutiva. No ano passado, o Hospital Especializado havia ganho o Prêmio Ivo Pitanguy, o mais importante no Brasil conferido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Este ano, o foco do trabalho foi uma análise crítica dos retalhos livres, que são tecidos vivos microvascularizados, em pacientes queimados e discutir os fatores que influenciaram o índice de sucesso, assim como planejamento do ponto de vista funcional e estético. Os resultados demonstraram que os retalhos livres são uma ferramenta essencial do arsenal terapêutico do cirurgião plástico e que, nas queimaduras dos membros e da cabeça e pescoço, as indicações dos retalhos devem ser precoces, pois reduzem o tempo de internação e o número de cirurgias quando comparados aos tratamentos convencionais.
“A premiação reconhece o ineditismo de nossos esforços e a excelência científica, confirmando que estamos no caminho certo nos tratamentos cirúrgicos oferecidos aos pacientes”, afirma o Dr. Daniel.
Fundado em 2004, o Hospital Especializado (www.hospitalespecializado.com.br) e sua equipe multidisciplinar de cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões da mão, microcirurgiões e cirurgiões de câncer têm trabalhado em conjunto atingindo resultados significativos do ponto de vista funcional e estético. Transformou-se rapidamente num dos poucos centros médicos do país a atuar em áreas de alta complexidade, consolidando-se também como referência em Ribeirão Preto e no interior de São Paulo e do Brasil.