O 22º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC acontece no dia 20 de agosto, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Araras (SP). As palestras e debates do evento irão discutir o tema: “Análise e proposta de modelo para comparação de custos de cana irrigada e de sequeiro e alternativa para a fertirrigação com vinhaça”. Ainda na programação está prevista uma visita para conhecer os detalhes dos experimentos com irrigação da universidade.
O pesquisador e gestor de projetos do Instituto Pecege – Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da Esalq/USP, Haroldo José T. da Silva, abre o ciclo de palestras do dia para falar sobre “Apresentação do modelo de cálculo utilizado para a comparação de canaviais irrigados X canaviais de sequeiro”. O presidente do GIFC e coordenador de Irrigação do Grupo Jalles Machado, Patrick Campos, e o gerente agrícola da BEVAP, Hermes Arantes, irão apresentar uma análise comparativa dos sistemas de irrigação propostos pelo GIFC e a cana de sequeiro nas duas unidades.
Os participantes do encontro ainda poderão conhecer mais detalhes da análise de viabilidade dos concentradores de vinhaça realizada na Usina Boa Vista, pertencente ao Grupo São Martinho. Para fechar as exposições, um debate com pesquisadores do Instituto Pecege, mediado pelo sócio-diretor da RPA Consultoria, Ricardo Pinto, irá discutir os custos da cana irrigada versus a cana de sequeiro.
Com vagas limitadas, as inscrições para o 22º Encontro do GIFC podem ser realizas no local, das 8h às 8h30, ou previamente até o dia 19 de agosto. Basta enviar um e-mail solicitando a inscrição para contato@gifc.agr.br ou entrar em contato pelo telefone (16) 3602-0900. Os interessados em se associar ao grupo podem realizar o cadastro gratuitamente pelo site www.gifc.agr.br.
Sobre o GIFC
Sediado em Ribeirão Preto (SP), o Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar - GIFC é o primeiro grupo do gênero organizado no Brasil. Criado em 2012, o grupo promove a troca de informações e experiências por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outras iniciativas. Entre os associados estão representantes de 83 usinas brasileiras, mais de 20% das unidades em operação no País. Participam dos encontros realizados pelo GIFC produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar.
A sustentação financeira do GIFC se dá por meio de patrocínio de empresas fabricantes de sistemas e acessórios de irrigação, bem como de serviços ligados à irrigação. São elas: Bayer Crop Science, Enalta, NaanDanJain, IrrigaBrasil, Raesa, Valley, Agrichem, Alvenius, Basf, Fockink, Irriga Engenharia, Joplas Sudeste, Metos Brasil, Netafim, Petrofisa e Hidro Ambiental.
Serviço
22º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar
Data: 20/08/2015 (quinta-feira)
Início: 8h
Local: Rodovia Anhanguera, KM 174 – Zona Rural, Araras (SP).