Diversos profissionais da área médica participaram de um curso inédito, realizado em Ribeirão Preto, no dia 11 de outubro, que destacou os avanços da urologia e os novos procedimentos e tecnologia. O curso de ureteroscopia flexível apresentou as novas técnicas endoscópicas flexíveis com holmium laser que substituem procedimentos dolorosos, como cirurgias com grandes incisões e período prolongado de internação.
A ureteroscopia consiste em na verificação do ureter por via endoscópica, através de um aparelho com uma microcâmera na ponta, que é passado pela uretra e bexiga, até chegar ao ureter. Segundo o médico Tiago Borelli Bovo, organizador do evento, com a Ureteroscopia flexível é possível tratar cálculos renais, conhecido popularmente como “pedras nos rins”, utilizando o laser para eliminação dos cálculos renais, sem necessidade de qualquer tipo de incisão cirúrgica.
“A vantagem da Ureteroscopia flexível é a redução do tempo de internação e de recuperação do paciente, além de diminuição considerável do custo financeiro do tratamento”, destaca o médico Tiago Borelli Bovo.