Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 5,3 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência da obesidade. Esta é uma doença cada vez mais presente entre crianças e adolescentes, que passaram a apresentar síndromes metabólicas antes presentes apenas em adultos. Obesidade Infantil será um dos temas discutidos na 14ª Jornada de Pediatria Unimed Ribeirão Preto, que acontece entre 28 e 30 de novembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, localizado na Rua Bernardino de Campos, 999 e contará com a presença de Dr. Victor Matsudo, criador do programa Agita São Paulo.
De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do IBGE, nos últimos 20 anos os casos de obesidade quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% em meninos, e 11,8% em meninas. Para a pediatra Ada Dorina Maria Julia Longarini de Mello, presidente da edição 2014 da Jornada de Pediatria, é possível considerar a obesidade infantil como uma epidemia, tendo em vista o ritmo acelerado com que a patologia cresce.
Além do aumento do consumo de alimentos com alto valor calórico, evidências mostram que a inatividade física por parte das crianças e adolescentes também é um dos fatores que contribuem para o aumento da obesidade. Dr. Victor Matsudo, idealizador do programa Agita São Paulo, destaca que as crianças e adolescentes estão cada vez mais inativos, com brincadeiras em frente ao computador e a televisão.
“Vamos discutir com os pediatras ideias de como trabalhar com a criança e com o adolescente para combater a inatividade física, compartilhando nossa experiência com o Programa Agita São Paulo e o Agita Galera, que tem como objetivo a promoção de atividades que sensibilizem toda a comunidade sobre a importância de uma vida mais ativa”, esclarece Dr. Matsudo.
O acompanhamento sistemático do pediatra e hebiatra, médico responsável pelo acompanhamento de crianças e adolescentes até os 20 anos, é fundamental para o diagnóstico precoce da obesidade infantojuvenil e também para a orientação adequada dos pais e da própria criança. Desenvolver hábitos saudáveis em um mundo repleto de estímulos é um desafio diário. Além da obesidade infantil, os temas da 14ª Jornada de Pediatria da Unimed são abrangentes e permeiam toda a pediatria, buscando oferecer uma atualização completa para o médico participante. Epigenética , nutrologia infantil, vacina contra HPV são alguns dos assuntos abordados durantes as conferências e mesas redondas. Mais informações e inscrições pelo site: www.jornadas.unimedribeirao.com.br
Sobre a Unimed Ribeirão Preto
Referência em Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto há 42 anos oferece à sociedade soluções em saúde e qualidade de vida de maneira ética e socialmente responsável. Com mais de 900 médicos cooperados, a Unimed Ribeirão Preto é parte do sistema de cooperativa médica mais bem sucedido do país.
Sobre o Agita São Paulo
A alta prevalência da inatividade Física na população do Estado de São Paulo no início da década de 90, particularmente entre grupos de baixo nível socioeconômico e subnutridos, indicava a necessidade de promoção da atividade física. Em 1995, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) começou a considerar como poderia contribuir com a promoção de atividade física. O Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa. O Agita São Paulo é o resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS, em parcerias que hoje envolvem mais de 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.