Notícias

« Voltar

18/12/15

Corpo médico do Hospital Especializado de Ribeirão Preto ganha o concorrido prêmio Ivo Pitanguy de cirurgia plástica

Ribeirão Preto já pode ser considerado oficialmente um dos principais centros do país na área de cirurgia plástica. Isto porque a equipe médica de microcirurgia reconstrutiva do Hospital Especializado de Ribeirão Preto acaba de ganhar o principal prêmio nacional concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Prêmio Ivo Pitanguy, criado nos anos 90, um reconhecimento especial para qualquer hospital do país.
Com o trabalho intitulado “O retalho livre perfurante da primeira metacarpiana dorsal, uma alternativa nova que veio para ficar!”, o corpo médico do Hospital Especializado, liderado pelo cirurgião Daniel Lazo, venceu mais de 1.000 trabalhos de todo o país inscritos na mesma categoria, inclusive teses de doutorado e pós-doutorado realizados no exterior. A técnica cirúrgica apresentada, inédita na literatura mundial, consiste na utilização da pele do dorso da mão, mais fina e com espessura aproximada de 1,2 milímetro, em transplantes para todas as áreas do corpo onde as necessidades exijam uma pele com essas características, como o dorso do pé, assoalho da boca, dedos e orelhas, entre outras.
A descoberta beneficia principalmente os pacientes obesos, nos quais não existem outras áreas doadoras do corpo com a espessura de pele adequada, e também os demais pacientes em geral, já que a técnica dispensa cirurgias complementares para corrigir deformidades residuais causadas pelo transplante microcirúrgico com retalhos mais espessos. O trabalho vencedor da equipe do Hospital Especializado, concluído de janeiro a julho 2015, baseou-se nos resultados obtidos junto a 10 pacientes operados, todos com sucesso. “Atualmente estamos com 20 casos registrados e com alguns convites para demonstrar a técnica nos maiores centros médicos do país”, afirma o Dr. Daniel Lazo.
O 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que premiou o Hospital Especializado aconteceu de 11 a 15 de novembro em Belo Horizonte (MG). Na oportunidade, a equipe liderada pelo Dr. Lazo, composta pelos também cirurgiões-plásticos e especialistas em cirurgia de mão, os doutores Salomão Chade, Olímpio Colicchio Filho e Frederico Roncaglia, ganhou ainda, entre mais de 100 trabalhos inscritos, o Prêmio Sirlei Rinaldi, considerado o mais importantes em microcirurgia reconstrutiva, com o trabalho “O emprego do Cook – Scwartz Doppler Probe nas anastomoses microcirúrgicas: será que estamos no caminho certo?”.
O estudo aborda o emprego de um cristal que é colocado nas suturas microcirúrgicas e que, com precisão, informa a viabilidade da circulação sanguínea em artérias e veias onde a técnica microcirúrgica foi utilizada. Desta maneira, o corpo médico do Hospital Especializado levou dois dos 10 principais reconhecimentos da área anunciados no mais tradicional evento de cirurgia plástica do Brasil.
Hospital Especializado
A microcirurgia reconstrutiva, área de atuação da medicina na qual a equipe médica, através de meios de magnificação (microscópios e lupas de grande aumento) torna-se capaz de reimplantar segmentos do corpo - mãos, dedos, braços, nervos, etc - e/ou reconstruir outros como mandíbula, língua, pênis e mama, representa um dos principais diferenciais do Hospital Especializado de Ribeirão Preto (www.hospitalespecializado.com.br)
Fundado em 1994, a instituição e sua equipe multidisciplinar de cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões da mão, microcirurgiões e cirurgiões de câncer, têm trabalhado em conjunto atingindo resultados surpreendentes do ponto de vista funcional e estético. Transformou-se rapidamente num dos poucos centros médicos do país a atuar nesta área de alta complexidade, consolidando-se também como referência nacional.


Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!