No dia 29 de novembro, os alunos da quarta turma de 2017 do Coletivo Jovem de Ribeirão Preto, participaram de um workshop sobre primeiro emprego, realizado no auditório da Coca-Cola Andina Ribeirão Preto. Mais de 200 jovens assistiram a palestras informativas sobre postura no trabalho, formação de currículo e mercado de trabalho, ministrado pelas empresas parceiras do programa. Os alunos também puderam fazer uma visita à fábrica da Coca-Cola e conhecer como funciona o processo seletivo da empresa.
O Coletivo Jovem teve início em 2011 em Ribeirão Preto e já formou 3.462 alunos com foco prático em temas como Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos. O projeto visa a capacitação de jovens de 16 a 25 anos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e a conexão com novas oportunidades de desenvolvimento profissional. As aulas da quarta turma terminam no próximo dia 7 de dezembro e o próximo ciclo terá início no final de fevereiro de 2018.
O Coletivo Jovem de Ribeirão Preto tem parceria com grandes empresas como o Mc Donald’s, CNA Campos Salles e Dom Pedro, Cinemark e CEE, empregando muitos jovens capacitados pelo programa. Um exemplo disso é a estudante Ketlen Rodrigues, que participou da segunda turma deste ano e foi contratada pelo Cinemark. “Eu estou muito feliz com o caminho que minha vida está tomando”, afirma a jovem.
Presente em cerca de 100 comunidades brasileiras, essa iniciativa nasceu em 2009 e é realizada pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com diversas organizações do país. No Coletivo Jovem, o aluno é convidado a pensar no seu plano de vida e desenvolver projetos práticos nas comunidades onde vive. A metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional dos jovens, garantindo que escolhas profissionais sejam tomadas de maneira planejada e estejam conectadas com um plano de vida maior. Em sala de aula, o método de ensino abrange não só conteúdos sobre temas e orientações comportamentais, mas também aplicações lúdicas e exercícios práticos, nos quais os alunos conseguem executar a teoria aprendida.
Para quem quiser participar, as pré-inscrições podem ser realizadas no site. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos coletivos mais próximos e é necessário levar os seguintes documentos em mãos: duas fotos 3x4, xerox do RG e CPF, comprovante de escolaridade e residência. Se for menor de idade, deve ir acompanhado de um responsável. Ao final do curso, os jovens poderão ser encaminhados para participação em processos seletivos de grandes empresas parceiras do projeto, além das fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil.
Mais informações pelo site http://www.cocacolabrasil.com.br/institutococacolabrasil ou no telefone 0800-021-2121.
Confira o Coletivo Jovem mais próximo:
Coletivo Dom Hélder
Fraterno Auxílio Cristão de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Barão do Amazonas, 881, Centro
Ribeirão Preto/SP
Coletivo Jardim Alexandre Balbo II
Organização Assistencial de Acolhimento e Serviços de Integração Social
Rua Luiz Mestriner, 413 – Bairro Alexandre Balbo II
Ribeirão Preto/SP
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em sete segmentos – água, café, chás, refrigerantes, néctares, sucos e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 140 produtos, entre sabores regulares e versões zero ou de baixa caloria. Composto por nove grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 69 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 130 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil
O Instituto Coca-Cola Brasil, criado em 1999, tem como missão promover a transformação socioambiental do país, em larga escala, potencializada por seus parceiros e pelo Sistema Coca-Cola. Para cumprir com sua missão, desenvolve tecnologia social para programas que gerem empoderamento através de geração de renda e valorização da autoestima. Até hoje os programas do Instituto impactaram mais de 160 mil pessoas em mais de 400 comunidades do país.