Com inovação e criatividade, a Coca-Cola Andina Brasil investe em projetos e ações de conscientização da população com relação ao uso racional da água, além de implantar alternativas sustentáveis no processo produtivo, como a adaptação de infraestrutura, renovação de ativos, excelência operacional e gestão de processos.
Entre os projetos mais importantes desenvolvidos pela empresa, destaca-se o de redução do consumo de água, aproveitamento da água da chuva e também de reaproveitamento da água dos processos de produção.
Além da reutilização da água proveniente da lavagem de garrafas retornáveis, este ano, a empresa também implantou dois novos projetos de reuso. Um deles aproveita a água descartada no processo de produção da linha de refrigerantes e o outro das bombas de vácuo dos pasteurizadores. A água economizada é utilizada nos vasos sanitários e também nas torres de resfriamento.
Outro projeto importante foi o investimento em oito caixas d´água para armazenagem de água da chuva do telhado do galpão de estocagem. Cada caixa tem capacidade para 5 m³ de água, que será utilizada na lavagem de veículos. No total, com as caixas cheias, é possível lavar até 50 caminhões. Com essas novas implantações, a fábrica atingiu um volume de recuperação de 1200 m³ de água por mês. Neste mês de abril, o indicador de utilização de água captada por litro de bebida produzida fechou com redução de 9%, comparado ao mesmo período de 2013.
“A água é fundamental para a sobrevivência e sem ela não vivemos. Por isso, a Coca-Cola Andina Brasil Ribeirão Preto busca constantemente novas tecnologias e alternativas para melhor aproveitar os recursos naturais, até atingirmos o volume que consideramos ideal”, explica o coordenador de meio ambiente, Marcos de Jesus Protti.
Reconhecida como uma das mais modernas fábricas de Coca-Cola do Brasil, a Coca-Cola Andina Brasil Ribeirão Preto investe frequentemente em sustentabilidade, meio ambiente, conscientização de colaboradores, bem como o apoio a cooperativas de catadores e o patrocínio a projetos de educação, esporte, capacitação e cultura.