Com o Dia dos Pais se aproximando, a TIM, operadora líder em 4G no Brasil, realizou pesquisa inédita para entender como a tecnologia – e, principalmente, o smartphone – mudou a relação entre pais e filhos. E, para metade dos entrevistados, o celular é um aliado importante para estarem ainda mais próximos dos filhos. A pesquisa, realizada em julho, ouviu cerca de mil clientes de planos pós e controle de todo o país.
Com o crescimento do uso de smartphones, da tecnologia 4G e a popularização da internet via celular, há um aumento do acesso dos pais a informações diárias sobre os filhos, proporcionando maior aproximação entre ambos, seja através de telefonemas, uso de redes sociais ou aplicativos de interação.
Os dados exclusivos desse levantamento revelam que 86% dos pais entrevistados pertencem a Geração X – com mais de 36 anos –, faixa etária que não foi exposta à internet na mesma proporção que seus filhos. Eles acham importante estarem conectados com os filhos via redes sociais (57%) e afirmam usarem esses canais para se atualizar sobre a vida dos filhos (51%). Dos entrevistados, 72% possuem um ou dois filhos de idades variadas.
Entre as atividades realizadas entre pais e filhos online, os estudos ganham destaque. 54% afirmam realizar pesquisas online com seus filhos, principalmente pais de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Reconhecem a internet como uma ferramenta importante para a educação dos filhos (79%). Outra atividade que também ganha grande destaque é o planejamento do lazer com os filhos, seja em datas especiais ou lazer do dia a dia, 59% afirmam utilizar a internet para esse fim. Além disso, 70% de pais de crianças e 74% dos pais de pré-adolescentes acreditam ser importante ou muito importante utilizar a internet para monitorar os conteúdos acessados pelos filhos.
Além disso, a pesquisa mostra que 43% dos pais já não usam mais ligações de voz como a principal forma de comunicação com seus filhos, e que esse número sobe para 54% para pais de filhos adultos e 45% para pais de adolescentes; essa função tem ficado a cargo dos aplicativos de trocas de mensagens como Whatsapp e Messenger, que cumprem o papel de aproximar ainda mais pais e filhos.
Outro dado interessante é a significativa quantidade de crianças entre 0 e 11 anos que já possuem um aparelho de celular próprio (43%), o que comprova que os pais estimulam a conectividade com seus filhos desde cedo.
Sobre a TIM
A TIM tem como missão conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Sua assinatura – “Evoluir é fazer diferente” – destaca a evolução da empresa no país e sua postura inovadora e pioneira.
Tendo como base o Plano de Investimentos, focado nos pilares infraestrutura de rede, oferta e experiência do usuário, a TIM continua a liderar diversos movimentos do mercado. A operadora é líder disparada na cobertura da tecnologia 4G no país.
A TIM é referência em práticas de governança e ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a empresa do setor há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.