A Estácio encerrou 2015 com uma base total de 502 mil alunos de graduação e pós-graduação, 15,2% acima do registrado em 2014, dos quais 357,4 mil matriculados nos cursos presenciais, um aumento de 12,1 sobre o ano anterior, e 133,2 mil nos cursos de ensino a distância (EAD), crescimento de 13,8% sobre o mesmo período do ano anterior, além dos 11,4 mil alunos vindos de aquisições concluídas nos últimos 12 meses. Vale destacar o crescimento da pós-graduação em 2015, que atingiu 69,9 mil alunos em dezembro, um aumento de 33,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“O ano de 2015 foi difícil para o país como um todo, mas especialmente crítico para o setor de educação superior privada em função das mudanças implementadas pelo governo federal em relação ao FIES. Mas a Estácio manteve sua visão de longo prazo, criada em 2008 e detalhada em 2012, com o objetivo de construir uma empresa vencedora, disciplinada e ciente de que não existem atalhos para as grandes conquistas. Em 2015 ampliamos a estratégia de diversificação para novos negócios e também para o EAD”, afirma o presidente Rogério Melzi.
Principais conquistas de 2015
• Evolução nos indicadores de desempenho acadêmico utilizados pelo MEC. As avaliações dos cursos da Estácio já vinham melhorando sensivelmente desde 2011, mas o salto no ciclo de 2014, tornado público em 2015, foi histórico: 97% dos cursos avaliados tiveram nota igual ou superior a 3, em uma escala de 1 a 5. Em 2015 foi o primeiro resultado que contemplou alunos formados 100% no novo Modelo Acadêmico da Estácio.
• Duas aquisições relevantes, uma no Pará e outra em São Paulo, bem como a aprovação de um greenfield em Mato Grosso, e a aprovação de mais de 60 novos polos e de uma nova licença para operar EAD;
• Crescimento da base de alunos da pós-graduação de 33,9%, com um consequente aumento de receita e margem de contribuição desse segmento que vem sendo o “carro-chefe” da área de Novos Negócios da Estácio.
Resultados financeiros
A receita operacional líquida recorrente atingiu R$2.967,5 milhões em 2015, um aumento de 23,4% em relação a 2014, em função do crescimento de 15,2% na base de alunos.
Em 2015, o EBITDA recorrente ajustado totalizou R$730,3 milhões, 40,9% maior do que o apresentado em 2014, com uma margem de 24,6%, representando um ganho de margem de 3,0 pontos percentuais frente ao ano anterior, em função, sobretudo, da melhor gestão de custos e despesas e do crescimento de 23,4% da receita operacional líquida recorrente.
O lucro líquido recorrente da Estácio foi de R$512,8 milhões em 2015, um aumento de 20,5% sobre o exercício de 2014, em função do aumento na receita líquida e do ganho de eficiência nas linhas de custo e despesa.
A sólida posição de caixa da Estácio ao final de 2015, de R$693,8 milhões, foi reforçada com a conclusão da emissão de nossa 3ª série de debentures, que captou aproximadamente R$187 milhões. Nossa posição de caixa confortável está em linha com o compromisso da Estácio de manter os investimentos necessários para a execução da visão de longo prazo.
Nossos investimentos, desconsiderando aqueles feitos em aquisições, totalizaram R$222,1 milhões em 2015, um aumento de 17,4% em relação a 2014. Abaixo segue uma lista dos principais projetos de expansão da empresa ao longo do ano:
• R$52,6 milhões em ampliações, revitalizações e melhorias de unidades, como foco no crescimento da nossa base de alunos;
• R$10,9 milhões no projeto do Modelo de Ensino da Estácio: construção de conteúdo e desenvolvimento e produção EAD;
• R$8,5 milhões na aquisição de hardware e no desenvolvimento do nosso projeto de revisão da arquitetura de TI, que visa substituir os nossos sistemas acadêmicos legados e também adequar o nosso hardware para o crescimento da Companhia;
• R$10,3 milhões em Projetos de Integração, cujo aumento é diretamente relacionado à melhoria da infraestrutura das quatro aquisições de 2014; e
• R$2,4 milhões no Projeto Tablet.