Com a chegada do outono e do inverno, atletas de todas as modalidades precisam redobrar os cuidados na hora de fazer exercícios físicos. Isso, porque durante as baixas temperaturas há maior probabilidade de contração muscular involuntária, que podem acarretar em lesões. Além de existir a possibilidade de ressecamento das vias respiratórias, reflexo da baixa hidratação e do tempo seco.
Adotando alguns cuidados é possível que o corpo se adapte às novas condições climáticas e atinja os benefícios da prática de atividade física. Por exemplo, o aquecimento antes e depois do treino ganham ainda mais importância e podem contribuir para a prevenção de contrações musculares. Assim, se for caminhar ou correr, a dica é alongar mais pernas e panturrilhas.
Use roupas leves e quentes, que sejam adequadas à prática e contribuem para evitar o choque térmico entre a temperatura do corpo e do ambiente. Cuidados assim são importantes para evitar a perda de calor para o ambiente. “Durante dias mais frios, você demanda um gasto de energia maior para manter a temperatura do corpo, o que pode ser vantajoso para aumentar a queima calórica, porém se você não tomar os cuidados necessários o exercício se tornará mais exaustivo”, explica o diretor técnico da Clínica Corpore, Adriano Pelegrino.
Segundo Gustavo Gironi, diretor do centro de treinamento, a hidratação é outro cuidado que deve receber mais atenção. A perda de líquido no inverno é equivalente nos dias de calor. Entretanto, a sensação de sede é menor. “Nesta época o aumento da poluição devido o ar seco pode ocasionar irritação das vias aéreas. Por isso, é importante ingerir líquidos, mesmo durante a atividade”, destaca o educador físico.